Rio inicia regulamentação de práticas esportivas ao ar livre na cidade; entenda

Primeiros alvarás que autorizam esportes a serem praticados nas praias, por exemplo, foram entregues nesta terça (04/04)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de partida de futevôlei na Praia de Ipanema - Foto: Raphael Fernandes/Diário do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro entregou, nesta terça-feira (04/04), os primeiros alvarás que regularizam as atividades esportivas ao ar livre na cidade em 2023. Ao todo, foram contempladas 102 pessoas de oito bairros da Zona Sul (Flamengo, Botafogo, Laranjeiras, Urca, Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon) em diferentes modalidades como funcional, beach tennis, futevôlei, vôlei, entre outras.

”Fazemos um esforço enorme para organizar. Temos atividades que podem ser realizadas no espaço público e iniciativas esportivas que são a cara do Rio, mas que precisam ser feitas de forma organizada. Com essa iniciativa da Secretaria de Esportes, conseguimos regularizar e formalizar, trazendo mais organização e segurança”, disse o prefeito Eduardo Paes, durante o evento de entrega no Hotel Pestana Rio Atlântica, em Copacabana.

Em março de 2021, foi criado o Comitê de Qualificação dos Espaços Públicos para a Prática Desportiva e de Lazer na cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de regularizar as práticas esportivas ao ar livre. O pedido de alvará é feito por meio do Carioca Digital, e as instruções são encontradas no perfil oficial da Secretaria Municipal de Esportes no Instagram.

”No início da atual gestão, analisamos tudo o que a Secretaria de Esportes tem, fossem equipamentos, eventos e verificamos a situação da orla. Muitos de vocês falaram que estava muito desorganizado e sem a segurança para fazer a prática de esporte, pois os equipamentos poderiam ser retirados. Criamos, então, a resolução para organizar. E o sucesso deve-se também a vocês, que se cadastraram no Carioca Digital para que nós soubéssemos onde cada um está”, destacou o secretário Guilherme Schleder.

Advertisement

A expectativa é que, em 2023, sejam entregues cerca de 400 alvarás no município do Rio. A emissão e a fiscalização ficam sob a responsabilidade da Secretaria de Ordem Pública (Seop). De acordo com o secretário Brenno Carnevale, o alvará traz segurança jurídica para as pessoas trabalharem e se organizarem ao longo do ano.

”Conto com vocês no sentido de deixarem a praia organizada. A Seop está à disposição para que a praia seja um ambiente harmônico em que convivam barranqueiros, turistas e cariocas com as atividades de vocês”, frisou Brenno.

Campeã olímpica de vôlei de praia em Atlanta 1996, a ex-jogadora Jackie Silva gerencia duas escolinhas da modalidade em praias da Zona Sul. Ela elogiou a iniciativa de Prefeitura em organizar as atividades esportivas na cidade.

”Trabalho há muitos anos na praia. Primeiro como atleta e, agora, com as escolinhas. É uma legalização perfeita porque hoje abriu um campo de trabalho muito grande. Esse alvará dá uma tranquilidade para que possamos trabalhar”, disse ela.

Subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, por sua vez, destacou a importância de se organizar a praia, um dos espaços mais democráticos na cidade do Rio. Ele lembrou que harmonizar a convivência entre todos na praia é um dos objetivos da subprefeitura e tem sido uma meta cumprida com êxito.

”A praia é um símbolo do Rio, um local em que as pessoas vão para se divertir, mas também para praticar esportes. E por ser um espaço limitado, entendemos ser necessário legalizar as atividades colocando regras. Organizar o espaço garante a harmonia entre todos os frequentadores”, salientou o subprefeito.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio inicia regulamentação de práticas esportivas ao ar livre na cidade; entenda
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Na praia da barra da Tijuca, a prefeitura não consegue organizar nem as obras na areia, eu sou barraqueiro no posto 8 e não consigo trabalhar desde janeiro, quando foi iniciada uma obra na areia da praia bem ao lado do posto 8, pegando a área do mu ponto e mais três barraqueiros e hoje não tenho dinheiro para pagar meus compromissos. Fiquei sem poder trabalhar e sem renda. Se alguém puder me ajudar ficarei grato.

  2. Organizar a imundície das favelas esse prefeito corrupto não faz. Gastou uma fortuna com estádios olímpicos q não servem pra nada. Copacabana é uma lixeira tb.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui