Rio Innovation Week: Governo do Estado apresenta solução simples para famílias sem acesso à água

O Reservatório Linear consiste em um sistema estrutural independente para caixa d'água. De baixo custo, necessita apenas de espaço para a sua instalação

Integrantes do projeto estatal Na Régua montam Reservatório Linear / Divulgação

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras do Rio de Janeiro apresentou no Rio Innovation Week uma solução destinada aos problemas de armazenamento de água em muitas casas de favelas fluminenses, cujas estruturas não suportam instalações de caixas d’águas. A medida foi desenvolvida diante da constatação de que muitas moradias fluminenses apenas contam com um balde para descarga, banho e higienização de alimentos, além de não terem tubulações, fatores que aumentam riscos para o desenvolvimento de doenças.

O projeto Na Régua, voltado para a elaboração de políticas habitacionais para a população carente do Estado, desenvolveu o Reservatório Linear, que consiste em um sistema estrutural independente para caixa d’água. A estrutura conta com pilares, vigas, sapatas e laje para elevação do reservatório, além da própria caixa d’água. Quando necessário é instalada uma bomba para envio da água até a altura do reservatório.

O Reservatório Linear, que foi pensado para democratizar o acesso da população carente à água corrente, necessita apenas de espaço disponível no terreno a uma distância razoável para que não haja impacto na ventilação e iluminação da residência. A sua instalação é simples e de baixo custo.

O equipamento está exposto nos stands 33 e 34, situados no pavilhão Kobra, na Rio Innovation Week. No local, os visitantes poderão conversar com profissionais do projeto sobre o reservatório.

O projeto Na Régua já está presente em 20 favelas do Estado do Rio de Janeiro.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui