Rio intensifica campanha de vacinação contra o HPV

Esquema vacinal adota dose única para crianças e adolescentes de 9 a 19 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
A vacina é aplicada em dose única em meninos e meninas de 9 a 19 anos. Reprodução: Edu Kapps/Prefeitura do Rio

Nesta quinta-feira (4), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro deu início a campanha de mobilização para reforçar a vacinação contra o vírus HPV, agora em dose única. Essa mudança foi anunciada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, no último dia 1º. O município da cidade lançou a ação na Casa da Juventude, localizada no Santo Cristo, Região Central. O objetivo é prevenir o câncer de colo do útero, de pênis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

A vacina quadrivalente contra o HPV é administrada em dose única tanto para meninos quanto para meninas com idades entre 9 e 19 anos. Além disso, pessoas que passaram por transplantes e portadores do vírus HIV também podem se imunizar gratuitamente nos postos do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento de lançamento da campanha contou com a presença do secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, e do secretário da Juventude, Salvino Oliveira.

“O objetivo dessa campanha é ampliar a cobertura vacinal contra o vírus do HPV e vacinar o maior número de pessoas nessa faixa etária. É uma vacina que protege contra vários tipos de câncer, mas principalmente contra o câncer de colo de útero, mais prevalente nas mulheres. O HPV ainda é uma das doenças que mais mata no município do Rio de Janeiro. Cerca de 700 mulheres por ano têm câncer de colo do útero na nossa cidade, que pode ser evitável com a vacinação. Vários países já erradicaram o HPV e aqui no Brasil também é possível fazer isso”, explicou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Segundo a secretaria municipal, estudos recentes indicam que a vacinação pode reduzir em até 87% as taxas de câncer de colo do útero. Nos últimos 10 anos, mais de 815 mil pessoas receberam pelo menos a primeira dose da vacina na cidade. No entanto, alcançar a meta de 80% de cobertura ainda é um desafio. No município do Rio, 74% das meninas receberam ao menos uma dose da vacina, enquanto apenas 48% dos meninos foram vacinados.

Advertisement

A vacinação contra o HPV também reduz o impacto social e econômico dos tratamentos de câncer e outras complicações relacionadas ao vírus. O imunizante atua na prevenção de lesões genitais pré-cancerosas do colo do útero e contra verrugas genitais em mulheres e homens, estimulando o organismo a produzir anticorpos que combatem o vírus transmitido durante a relação sexual.

A recomendação é que a vacina seja aplicada antes do início da vida sexual, antes do possível contato com o vírus, de acordo com a faixa etária estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações. O HPV também está associado ao câncer de pênis, ânus, vulva, vagina, boca e garganta.

A vacina HPV quadrivalente está disponível em todas as 238 clínicas da família e centros municipais de saúde pela cidade, além do Super Centro Carioca de Vacinação em Botafogo, na Zona Sul, e do Super Centro Carioca de Vacinação de Campo Grande, na Zona Oeste. Também está disponível nos dois Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), para indicações especiais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio intensifica campanha de vacinação contra o HPV
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui