Instituições que atendem pessoas idosas no Estado do Rio de Janeiro vão receber exemplares da versão em braile do ‘Estatuto da Pessoa Idosa’, que será lançada pela Comissão da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa (Alerj) nesta quarta-feira (17/4). Inédita no país, a transcrição para o sistema braile, que permite a leitura por pessoas com deficiência visual, foi realizada pela Rede Ibero-Americana de Associações de Idosos (Riamm). O lançamento ocorrerá às 10 horas, no auditório da Escola do Legislativo (Elerj), no segundo andar do Alerjão (Rua da Ajuda 5 – Centro).
“Esta é uma importante ferramenta para garantir a inclusão de pessoas idosas com deficiência visual e mais conhecimento sobre seus direitos. Hoje, mais de 3,2 milhões de pessoas no Brasil têm algum tipo de deficiência visual e muitas enfrentam dificuldades no acesso a conteúdos sobre legislações que garantem seus direitos, principalmente aquelas com mais de 60 anos”, disse o deputado Munir Neto (PSD), coordenador da Comissão.
O evento contará com a presença da presidente da Riamm Brasil, Maria Machado Cota, e do diretor da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAPVR), Geraldo Vida. Na ocasião, serão entregues exemplares do Estatuto do Idoso em braile a representantes de entidades que prestam assistência a pessoas idosas no Estado do Rio.
Responsável pela transcrição inédita do Estatuto, que contém 86 páginas, o especialista em acessibilidade Edson Antônio Ambrósio fará uma exposição compartilhando sua experiência como pessoa com deficiência visual e monitor de Informática para este público. O professor de braile Rafael Eleutério falará sobre a importância da inclusão da pessoa com deficiência visual no processo político-pedagógico.
Ainda durante o evento, haverá a leitura de um artigo do Estatuto da Pessoa Idosa por Valmery Guimarães, defensor público do Núcleo de Atendimento à Pessoa com Deficiência (Nuped) da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. Haverá ainda apresentação da cantora e poetisa Inês Helena. Ambos são pessoas com deficiência visual.
São esperadas cerca de 100 pessoas no evento, entre as quais, representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), dos conselhos municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência e das secretarias municipais de Assistência Social, dentre outros.
Serviço:
Lançamento do Estatuto da Pessoa Idosa em braile
Realização: Comissão da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Alerj
Data e horário: dia 17 de abril, quarta-feira, às 10h
Local: Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj) – Rua da Ajuda 5 – segundo andar – Centro (Alerjão)
parabéns pela iniciativa.