Rio lança programa de prevenção ao suicídio para agentes de segurança pública

Projeto ‘Segurança QPrevine’ buscará auxiliar com tratamentos, suporte terapêutico e oficinas de autocuidado. Em dois anos, o número de suicídios entre esses profissionais aumentou 150% no RJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Polícia Militar do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

A saúde mental é um importante debate na sociedade. Muitos trabalhos, como os que envolvem segurança pública, podem afetar negativamente a mente de um agente pela violência diária. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, entre 2019 e 2022, os casos de suicídios entre esses profissionais aumentou 150% no Rio, de seis para 15 casos.

Buscando ajudar a saúde de seus servidores, o governo do Estado, o Ministério Público do Trabalho do Rio e o Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (Ippes), iniciam nesta terça-feira, (28/02), o Programa “Segurança QPrevine”, que prevê o suporte terapêutico e ações de prevenção.

No programa, haverá três eixos de atuação: pesquisa e diagnóstico; construção de boletins baseados em levantamento de dados com notificação de suicídios, tentativas de suicídios e homicídios seguidos de suicídios; treinamento, formação e apoio psicoterapêutico aos profissionais.

A iniciativa prevê a realização de oficinas de autocuidado e de gestão humana para gestores, agentes internos e operacionais, destacando a importância da saúde mental na segurança pública, além de rodas de conversa com multiplicadores de prevenção ao suicídio.

Advertisement

O objetivo final é que as instituições, com mentoria do Ippes, criem ações próprias de prevenção. Também será oferecido apoio psicoterapêutico pela PUC-Rio e psiquiátrico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de forma online. O Hospital São Francisco de Assis receberá internações de pacientes em situações críticas.

“O Segurança QPrevine é uma conquista coletiva, a oportunidade de construirmos juntos uma nova linguagem na segurança pública: uma cultura de cuidado e respeito a esse profissional que arrisca a vida em nome da sociedade. O programa vai fornecer conhecimento e dar apoio psicoterapêutico ao agente”, explica a presidente do IPPES, Dayse Miranda.

João Marcello Branco de Souza, diretor da Policlínica José da Costa Moreira, da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio, afirma que o programa veio em boa hora, pois os pedidos de licença ligados a problemas de saúde mental têm crescido. “Os principais fatores são relacionados a transtornos de ansiedade, depressão e problemas sistêmicos, de familiares e no trabalho. O programa será para que o policial não adoeça e possa prestar um bom serviço. Vamos fazer um trabalho integrado importante e esperamos que se torne modelo para outros estados do Brasil”.

O programa será inaugurado no 1º Encontro sobre Saúde Mental e Autocuidado na Segurança Pública, na Cidade da Polícia, e é patrocinado pelo Ministério Público do Trabalho do Rio (MPT-RJ). Os agentes da Polícia Civil, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) vão receber capacitação em Prevenção e Posvenção de Suicídio pelo Ippes, uma organização sem fins lucrativos especializada no tema.

Informações do Portal O Globo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio lança programa de prevenção ao suicídio para agentes de segurança pública
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui