Rio liga sinal de alerta para risco de epidemia de dengue em fevereiro, diz secretário de Saúde

Segundo Daniel Soranz, o risco de os números piorarem aumenta com chuvas e alagamentos, como o temporal deste fim de semana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
(Foto: Reprodução Internet)

Depois de registrar mais de mil casos de dengue apenas na primeira semana de 2024, a cidade do Rio pode viver uma nova epidemia da doença em fevereiro. Quem faz o alerta para o risco é o secretário municipal de Saúde Daniel Soranz. Segundo o líder da pasta, o risco de os números piorarem, aumenta com chuvas e alagamentos, como o temporal deste fim de semana.

“Em todas as epidemias de dengue, tivemos história de alagamento anterior. Tivemos um aumento grande. A gente pode entrar em uma epidemia depois de fevereiro”, diz Soranz.

No ano passado, a região com mais casos da doença foi a que abrange bairros de Campo Grande e Santíssimo, na Zona Oeste. No total, foram 928 casos a cada 100 mil habitantes.

Vacina contra Dengue Qdenga

A prefeitura está em fase final de conversas com a farmacêutica japonesa Takeda para a compra de 40 mil doses da vacina contra a dengue Qdenga, que foi incorporada ao SUS no fim do ano passado. A Secretaria Municipal de Saúde fará um estudo com o imunizante em adultos de 19 a 59 anos e quer iniciar a aplicação ainda no verão. O protocolo e metodologia estão na etapa de finalização com a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.

Advertisement

Leia também

Águas do Rio alega não saber sobre situação da Cedae mas presidente foi diretor da empresa – Bastidores do Rio

Antiga garagem da Silveira Martins é vendida por R$19,7 milhões a incorporadora

Enquanto em 2022 foram apenas 11 mil casos de dengue em todo estado, ano passado foram quase 50 mil registros. Um dos fatores que aumentam o risco de uma maior proliferação da doença é uma possível chegada do tipo 3 do vírus, recentemente encontrado em São Paulo.

Algumas medidas que podem ser tomadas para evitar a proliferação da dengue, como tampar reservatórios; limpar calhas e pratos de vasos de plantas; manter garrafas, latas e recipientes virados para baixo; e não acumular água parada.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio liga sinal de alerta para risco de epidemia de dengue em fevereiro, diz secretário de Saúde

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui