Rio ocupa a terceira posição em casos de tumores de tiroide e laringe no Sudeste, segundo o Inca

Uma das principais causas da doença é o tabagismo. Um fumante tem 10 vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe e 15 vezes a mais de ter câncer de boca, em relação a um não fumante

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Instituto Nacional do Câncer na Praça da Cruz Vermelha, Centro do Rio

O estudo “Estimativa 2023 sobre Incidência de Câncer no Brasil”, desenvolvido pelo Instituto nacional de Câncer (INCA), verificou que, ainda em 2023, aproximadamente 704.080 novos casos câncer serão registrados no Brasil que, infelizmente, acompanha a tendência mundial de aumento rápido de número de casos.

Para chamar atenção sobre um problema de saúde tão grave, a Organização Mundial de Saúde (OMS) dedicou o mês de Julho ao esclarecimento sobre os tumores que atingem cabeça e pescoço, incluindo, laringe e tireoide, sendo que este apresenta diversos tipos histológicos, que diferem em termos de origem celular, incidência e letalidade.

De acordo com o INCA, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, a estimativa de novos casos de câncer de tireoide é de 16.660 – o risco estimado é de 2,33 casos novos a cada 100 mil homens e 12,79 a cada 100 mil mulheres. O tumor de tireoide ocupa a sétima posição entre os tipos de câncer mais frequentes. O câncer da laringe, por sua vez, tem nos homens acima de 40 anos as principais vítimas, além de ser um dos mais comuns a incidir na cabeça e do pescoço dos pacientes – cerca de 25% dos tumores malignos atingem essa região do corpo. Em tais casos, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, o número estimado de novos casos será de 7.790, sendo uma média de 6.570 em homens e 1.220 em mulheres, em todo o território nacional.

A região Sudeste é a líder na incidência de neoplasia na tireoide, com São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, computando 5.540, 1.720 e 1.470 novos casos em 2023, respectivamente. No Nordeste, o Ceará está no topo com 1.190 casos; no Centro Oeste, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul têm a estimativa de 220 e 190 novos casos, respectivamente.

Advertisement

O Sudeste também está na dianteira nacional quanto a incidência do tumor na laringe, com São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, contabilizando 2.130, 900 e 640 casos, nessa ordem. No Nordeste, Bahia e Maranhão devem registrar 490 e 120 novos casos. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Centro Oeste, devem registrar 110 e 140 casos – índices mais baixos do estudo.

Tais doenças tem no tabagismo uma das suas principais causas de morte evitável no mundo. Um fumante tem 10 vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe e 15 vezes a mais ter câncer de boca, em relação a um não fumante. A associação entre fumo e consumo de álcool aumentam em mais de 140 vezes os riscos de desenvolvimento de tais cânceres.

Sintomas que devem ser observados:

• Aparecimento de nódulo no pescoço

• Manchas brancas ou avermelhadas na boca

• Ferida que não cicatriza em duas semanas

• Dor de garganta que não melhora em 15 dias

• Dificuldade ou dor para engolir

• Alterações na voz ou rouquidão por mais de 15 dias

Tais sinais também podem estar associados a outras condições clínicas, mas é de suma importância procurar um médico, para evitar diagnósticos tardios. Evitar o tabagismo, o consumo excessivo de bebida alcoólica, ter uma boa higiene bucal e alimentação balanceada associados a visitas médicas periódicas são as principais formas de prevenção ou mitigação dos tumores de cabeça, pescoço, laringe e tireoide.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio ocupa a terceira posição em casos de tumores de tiroide e laringe no Sudeste, segundo o Inca
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui