Rio Open 2024 já tem o nome de todos os jogadores

Além do Top 2 do mundo, Carlos Alcaraz, o Rio Open 2024 terá os brasileiros Thiago Wild, Gustavo Heide, Thiago Monteiro e Gilbert Klier

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A lista dos tenistas que disputarão o qualifying da décima edição do Rio Open 2024 foi divulgada nesta terça-feira (30/1) pela ATP. A competição, que acontecerá nos dias 17 e 18 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, contará com Cristian Garin, ex-campeão do torneio, o brasileiro Thiago Monteiro e outros grandes nomes das quadras de saibro, e definirá quatro vagas da chave principal de simples do ATP 500. O acesso ao qualifying será gratuito, mediante a cadastro e limitado em até dois ingressos por CPF. Os interessados poderão resgatar os seus ingressos a partir do dia 14 de fevereiro, às 11h, em https://www.eventim.com.br/rioopenqualifying.

O chileno Cristian Garin, campeão do Rio Open em 2020 e atual 89º do mundo, e o brasileiro Thiago Monteiro, que marcou a sua história no Rio Open após eliminar o francês Jo-Wilfried Tsonga, número 9 na época, na edição de 2016 do torneio, são os destaques da lista. O colombiano Daniel Galan (79º) e os medalhistas de ouro e prata dos Jogos Panamericanos de 2023, o argentino Facundo Diaz Acosta (94º) e o chileno Tomás Barrios Vera (107º), o ex-top 40 Alex Molcan e o sempre cativante Corentin Moutet também figuram na lista, além do já garantido Gilbert Klier, que conquistou a sua vaga após o vice-campeonato na Maria Esther Bueno.

A chave do qualifying de simples consiste em 16 tenistas disputando pelas últimas quatro vagas. 13 recebem classificação direta através do ranking e as três vagas restantes são de convites, com Klier sendo um deles. Dois convites serão anunciados posteriormente.

Nomes da Chave Principal

unnamed 1 Rio Open 2024 já tem o nome de todos os jogadores
Cristian Garin (Divulgação/Fotojump)

Liderando a lista, Carlos Alcaraz disputará a sua quarta edição do Rio Open. O espanhol fez a sua estreia no torneio em 2020, quando figurava na 406ª colocação e era apontado como uma das futuras promessas do tênis. Carlos recebeu um convite da organização do Rio Open, onde disputou a sua primeira chave principal de ATP e também conquistou a sua primeira vitória em torneios ATP.

Advertisement

Leia também

Há quarenta fazendo fantasias com materiais recicláveis, ex-empregada doméstica se destaca em concursos e tem fotos espalhadas pelo mundo

Crítica: Sel d’Ipanema – mais que um beach club, um refúgio gastronômico à beira-Mar

Em 2022, Alcaraz voltou ao Rio como o 29º do ranking e conquistou o maior título da sua carreira até então, se tornando o jogador mais jovem a vencer um ATP 500. No ano seguinte, em 2023, fez mais uma grande campanha no torneio, saindo do Jockey Club Brasileiro como vice-campeão. Hoje, o espanhol de apenas 20 anos é campeão de dois Grand Slams (US Open 2022 e Wimbledon 2023) e o 2º no ranking da ATP.

Quem também retorna ao Rio Open é o britânico Cameron Norrie, o atual campeão do torneio. Número 22 do mundo, o tenista é dono de cinco títulos do nível ATP e marcou a sua história na competição não só com o título, mas também com a vontade de se envolver com a cidade do Rio de Janeiro, ficando emocionado com a visita à Rocinha no ano passado. Norrie vai em busca da defesa do título, algo que jamais foi feito na história do Rio Open.

Outro nome que volta a disputar o maior torneio de tênis da América do Sul é o croata Marin Cilic. Conhecido pelos seus golpes potentes e com um dos melhores saques do circuito, Cilic é campeão de 20 títulos de ATP, incluindo a conquista do US Open, em 2014. O croata disputa o Rio Open pela segunda vez, com a primeira tendo sido na edição de 2018, marcando o público brasileiro com a sua simpatia por onde passou.

As novidades ficam por conta de Stanislas Wawrinka e Arthur Fils. Wawrinka é um dos maiores vencedores de Grand Slam da geração atual, com três títulos do nível. O suíço foi Campeão no Australian Open 2014 contra Rafael Nadal e em Roland Garros (2015) e no US Open (2016) contra Novak Djokovic. O seu hall de troféus conta com 16 títulos em simples e três nas duplas, incluindo um ouro olímpico em Pequim 2008, ao lado de Roger Federer.

Arthur Fils é um dos grandes nomes da nova geração e com apenas 19 anos já ocupa a 34ª colocação do ranking. O francês iniciou o ano de 2023 na 252ª posição e subiu com grandes campanhas, como a conquista do challenger de Oeiras e do seu primeiro ATP da carreira, em Lyon. Sua última temporada rendeu uma vaga no Next Gen ATP Finals, torneio que reúne as maiores promessas do ano, onde chegou até a final da competição.

A décima edição do Rio Open também já tem garantida dois brasileiros diretamente na chave principal. Thiago Wild, número 77º, entrou diretamente na chave, enquanto Gustavo Heide, o campeão da Maria Esther Bueno Cup, é dono de um dos três convites na chave. Outros dois convites serão distribuídos pelo torneio futuramente.

RESGATE DE INGRESSOS E ENTRADA GRATUITA PARA QUALIFYING

A entrada para os jogos do qualifying será gratuita. Para resgatar a entrada, os interessados devem participar do cadastro de ingresso no dia 14 de fevereiro, a partir das 11h, em https://www.eventim.com.br/rioopenqualifying. Os ingressos são gratuitos, limitados e sujeitos à disponibilidade, com limite de duas entradas por CPF.

O qualifying dá quatro vagas na chave principal de simples do Rio Open e uma na chave de duplas. Os jogos terão início às 16h, com a abertura dos portões acontecendo às 15h.

CONFIRA A LISTA:

  • Daniel Elahi Galan (COL) – 79º
  • Cristian Garin (CHI) – 89º
  • Facundo Diaz Acosta (ARG) – 94º
  • Pedro Martinez (ESP) – 99º
  • Tomas Barrios Vera (CHI) – 107º
  • Thiago Agustin Tirante (ARG) – 109º
  • Hugo Dellien (BOL) – 111º
  • Marino Navone (ARG) – 117º
  • Thiago Monteiro (BRA) – 119º
  • Francisco Comesana (ARG) – 120º
  • Alex Molcan (SVK) – 122º
  • Luciano Darderi (ITA) – 135º
  • Corentin Moutet (FRA) – 145º
  • Gilbert Klier (BRA) – 355º (WC)
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio Open 2024 já tem o nome de todos os jogadores

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui