Rio Open, o principal torneio de tênis do continente, não acontecerá em fevereiro de 2021, conforme previa a organização do evento, que já está incorporado ao calendário de da Cidade do Rio de Janeiro. O anúncio foi realizado nas redes sociais na última quarta-feira dia 16/12, e ainda não tem nova data para acontecer.
De acordo com documento que prevê o adiamento do evento “Em função do cenário de incerteza com relação à pandemia provocada pelo novo coronavírus (covid-19), a IMM Esporte e Entretenimento, em conjunto Instituto Carioca de Tênis (com ICT), decidiu não realizar a oitava edição do Rio Open em fevereiro. No momento, a organização do torneio está em contato com a Associação de Tenistas Profissionais (ATP) a fim de verificar a possibilidade de destinação de uma nova data para realização do Torneio em 2021”.
O Rio Open assim como carnaval e Rèvellion já é uma das marcas do Rio. Desde o ano de 2014, já passaram pelo maior torneio de tênis da América do Sul nomes consagrados como Rafael Nadal, David Ferrer, Pablo Cuevas, Dominic Thiem, Diego Schwartzman, Laslo Djere e Cristian Garin. Mas logo após o início da pandemia, a empresa responsável pelo evento, tomou a decisão de suspender a realização de todos os eventos com presença de público, como foi o caso da edição presencial da São Paulo Fashion Week e do festival gastronômico Taste.
Luiz Carvalho, diretor do torneio, fala sobre a necessidade da medida: “Adoraria estar agora anunciando os jogadores confirmados, como fazemos todos os anos. Mas, foi preciso tomar essa decisão para preservar a saúde de todos. Estamos em conversas com a ATP a fim de obter autorização para um possível nova data”.
Já Marcia casz, diretora geral do Rio Open, explica que a segurança dos participantes é o mais importante neste momento. “O Rio Open já está incorporado ao calendário de eventos da Cidade do Rio de Janeiro, da mesma forma que eventos como o réveillon e o carnaval. Mas a segurança do nosso público é prioridade. Os fãs do tênis podem estar certos de que já estamos trabalhando para que tenhamos a próxima edição cheia de novidades”.
A organização do evento está trabalhando uma nova data que permita a realização da 8ª edição do Rio Open ainda em 2021. Mas caso não seja possível o torneio retornará apenas em 2022.