Rio Othon vai sediar, entre os dias 24 e 26, o seminário ‘Rio TEAMA – Autismo tem tratamento’

Sesc RJ e Senac RJ são apoiadoras do evento. As instituições criarão, na Tijuca, um Centro de Referência em Educação Inclusiva, que terá Gabriel Chalita como coordenador

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O evento reunirá grandes nomes nacionais especializados em autismo e síndrome de down / GettyImages

O seminário o “Rio TEAMA – Autismo tem tratamento” será realizado, entre os dias 24 e 26, no Rio Othon Palace, em Copacabana, e contará com a participação de grandes especialistas no assunto. O propósito do seminário é permitir que mais pessoas tenham acesso a informações atualizadas sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como sobre diagnóstico precoce, tratamentos e terapias, além de educação inclusiva, direitos dos autistas, entre outros temas relacionados. O Sesc RJ e o Senac RJ são apoiadores do evento, que poderá ser acompanhado pela internet.

O seminário será realizado para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril). A edição 2023 terá três dias de duração nos quais especialistas falarão sobre autismo na clínica, pesquisas e intervenções e políticas públicas.

O Sesc RJ e o Senac RJ estão à frente de um Centro de Referência em Educação Inclusiva que será criado no bairro da Tijuca, Zona Norte da cidade. Gabriel Chalita, que é assessor de Educação do Sesc RJ e ex-secretário Municipal de Educação de São Paulo, será o coordenador do Centro de Referência, que também se dedicará à Síndrome de Down. O objetivo do espaço é oferecer atendimento multidisciplinar e especializado para crianças e adultos, além de capacitação profissional e formação de professores.

De acordo com a Organização das Nações Unidades (ONU), existe uma população de 70 milhões de autistas no mundo. No Brasil, a estimativa é de que 4,8 milhões de crianças sejam afetadas pelo transtorno. As autoridades de saúde brasileira acreditam que tal número seja maior, já que parte da população não tem acesso aos exames que detectam o autismo. Especialistas destacam que a abordagem do autismo deve ser multidisciplinar e com profissionais especializados. O custo para o tratamento de uma pessoa autista é muito elevado, até para quem dispõe de recursos financeiros.

Advertisement

As informações sobre inscrições no Rio TEAMA podem ser acessadas no Instagram: @seminariorioteama.

O Rio Othon Palace fica Av. Atlântica, 3264 , em Copacabana.  

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio Othon vai sediar, entre os dias 24 e 26, o seminário 'Rio TEAMA – Autismo tem tratamento'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui