Rio passa a ter critérios para instalação e aferição de sensores de ar-condicionado em ônibus municipais

Prefeitura considerará ligado e em bom funcionamento o ar-condicionado que reduza a temperatura no interior do veículo em, no mínimo, 8ºC

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Linha municipal 606, que faz o trajeto Engenho da Rainha-Rodoviária - Foto: Arquivo/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Transportes (SMTR), estabeleceu, em resolução publicada nesta quarta-feira (12/07) no Diário Oficial da capital fluminense, critérios de instalação e aferição dos sensores de ar-condicionado nos ônibus municipais.

A SMTR considerará ligado e em bom funcionamento o ar-condicionado que reduza a temperatura no interior do veículo em, no mínimo, 8ºC, em comparação com a temperatura externa ao veículo, em cada viagem.

A temperatura externa a ser usada como base para aferição será a máxima medida na cidade no dia em que se realizar a viagem, de acordo com registro do Instituto Nacional de Meteorologia.

Vale ressaltar que, independentemente da medição externa, sempre que a temperatura interior do veículo for aferida em 24ºC ou menos, o ar-condicionado será avaliado como ligado e em bom funcionamento. Tais critérios levam em consideração as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Advertisement

A resolução prevê que os veículos deverão compartilhar os dados de climatização dos sensores de temperatura embarcados em tempo real com a SMTR.

Conforme já anunciado em decreto publicado em 04/07, as concessionárias deverão instalar nos ônibus até o próximo dia 31/10, sensores de temperatura em todos os veículos licenciados com ar-condicionado empregados no serviço.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio passa a ter critérios para instalação e aferição de sensores de ar-condicionado em ônibus municipais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui