A Prefeitura do Rio de Janeiro finalizou a canalização de um dos afluentes do Rio Pavuna, entre as ruas Inhumai e Amaral Ornelas, na Pavuna, Zona Norte da capital fluminense.
A obra, comandada pela Fundação Rio-Águas, vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura, agora está na fase de urbanização, com a construção de uma área de lazer para os moradores.
Ao todo, foram canalizados 690 metros de rio, dos quais 452m em canal aberto e o restante em galeria fechada, beneficiando quase 30 mil pessoas.
De acordo com a Prefeitura, sempre que chovia, o rio transbordava e causava alagamentos aos moradores da Rua Comendador Guerra e seus arredores. Era um canal em terra e estreito, que atravessa a via, e passava entre casas.
”Os moradores aguardavam esta obra há muito tempo. Além da canalização do canal, dando mais fluidez e escoamento adequado às águas do rio e da chuva, estamos implantando um projeto de urbanização, com área de lazer para os moradores”, destacou o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos.
Vale ressaltar que estão sendo construídos 3.500m² de passeio e serão implantados 1.300 metros quadrados de pavimentação. A área de lazer contará com bancos, mesas de jogos, parquinho para crianças, quadra poliesportiva e academia para a terceira idade. A previsão de conclusão é até o fim do ano.
”Em breve concluiremos esta obra que vai beneficiar tantos moradores da Zona Norte do Rio. Era uma área que sofria em época de chuva, mas após as melhorias acredito que conseguiremos trazer mais qualidade de vida para os moradores dessa região”, afirmou o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz.