Com o objetivo de aprimorar o sistema de transporte público no estado, o deputado estadual Vinicius Cozzolino protocolou na Alerj o Projeto de Lei nº 3232/2024. A medida visa obrigar as concessionárias prestadoras de serviços públicos de transporte a criar um aplicativo móvel denominado “Monitora Transporte RJ”, fornecendo informações em tempo real sobre os horários de todos os modais de transporte, beneficiando os usuários e proporcionando uma experiência mais eficiente.
“Muitos usuários enfrentam dificuldades devido à falta de informações precisas e atualizadas sobre os horários dos diferentes modais de transporte, como ônibus, metrô, barcas e trens. Este app será uma solução moderna e eficiente para atender às necessidades dos cidadãos, proporcionando acesso a dados em tempo real e permitindo um planejamento mais preciso e eficiente dos deslocamentos“, afirma Vinicius Cozzolino.
O aplicativo proposto conterá funcionalidades essenciais, como a disponibilização de informações atualizadas por meio de GPS, mapas com rotas dos diferentes modais, alertas sobre alterações nos horários de funcionamento, possibilidade de planejamento de rotas e um canal de comunicação direta com os órgãos responsáveis pelos transportes para envio de sugestões, reclamações e informações.
Eu uso o aplicativo “&Lá vem o ônibus” que funciona muito bem para os ônibus municipais, mas algumas linhas como a recém retornada Troncal9 (109) ainda não aparecem. E slvumas linhas da Braso Lusboa, as vezes altera o itinerário no meio da viagem, sim isso existe daí, tb não aparecem no app.
Lá vem o ônibus já existe e é perfeito, era só o poder público investir no aplicativo e licenciar para todo o Rio de Janeiro
já trem dois aplicativos pra isso. o que a prefeitura tem de fazer é obrigar os ônibus a usar o gps para serem rastreados. nem todos tem esse recurso habilitado. aplicativo não é necessário, porque já tem.
Hoje eu uso o Moovit porém n todas as linhas tem seus horários atualizados, mas ele ajuda mesmo assim