Rio pode sediar reunião do G20 em 2024

Governo do Estado atua nos bastidores para trazer os líderes das 20 principais economias do planeta para o Rio de Janeiro no ano que vem

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
A reunião da cúpula do G20, que em 2021 acontece em Roma, na Itália. (Foto: Divulgação G20)

O Rio de Janeiro poderá ser a cidade sede que receberá a cúpula do G20, encontro que reúne as maiores economias do planeta, em 2024. O Governo do Estado enviou um memorando ao Itamaraty e ao Palácio do Planalto justificando que a capital fluminense “sempre apresentou um forte vínculo com assuntos de importância global”, com menção ao marco histórico da Rio 92.

O Brasil pode ser o anfitrião do encontro de líderes pela primeira vez. Na América Latina, o evento já foi realizado em 2012, no México e na Argentina, em 2018. Até agora não houve definição do país nem mesmo campanha de outra cidade. A informação é do jornalista Ancelmo Gois.

O documento assinado pelo governador Claudio Castro ressalta que o Rio é signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), reforçando o compromisso com a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “A presidência do G20 dará ao Brasil um papel importante na cena política internacional e o Rio de Janeiro está pronto para ser anfitrião”, conclui o memorando.

A campanha pela sede do G20 em território carioca terá como ponto alto o Comex Day, seminário no próximo dia 27, na Associação Comercial do RJ, realizado pelo Sistema Cisbra-CaerjCâmara de Comércio, Indústria e Serviços do Brasil e Câmara de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, em parceria com o Governo do Estado.

Advertisement

Neste ano, o encontro dos líderes do G20 ocorrerá em Nova Délhi, na Índia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio pode sediar reunião do G20 em 2024
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui