O Rio de Janeiro pode ganhar uma delegacia voltada para o atendimento de vítimais de crimes sexuais. O projeto foi provado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em primeira discussão, nesta terça-feira (14/03). A proposta, de autoria da deputada Tia Ju (REP), autoriza o Governo do Estado a criar a Delegacia Especializada de Atendimento aos Crimes Sexuais (DEACRIS). O texto ainda precisa ser votado em segunda discussão pela Casa.
A autora do projeto justifica a medida com base nos índices de violência do estado. Foram 5.105 casos de estupro só em 2021, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), o que corresponde à média de um caso a cada 100 minutos.
“Os dados revelam que esse crime brutal carece da ação dirigida do Poder Público, visando a concentração de esforços dos órgãos de segurança pública, desde o processo de investigação, à captura, até a condenação dos agressores. É neste sentido que o projeto de lei propõe a criação da delegacia especializada”, explicou Tia Ju.