Rio recebe 1º Centro de Treinamento em Games numa comunidade no mundo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/AfroGames

Nesta terça-feira (07/05), o Centro Cultural Waly Salomão, localizado em Vigário Geral, Zona Norte do Rio, foi contemplado com o 1º Centro de Formação e Treinamento em Jogos Eletrônicos localizado numa comunidade, iniciativa inédita no mundo. A inauguração do AfroGames contou com a presença do Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa Ruan Lira. O projeto, concebido pelo empresário Ricardo Chantilly e por José Júnior, fundador do AfroReggae, teve o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC) por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

O objetivo do CT é capacitar jovens moradores de comunidades, que não têm condições de arcar com os custos de estudos pagos, para atuarem no mercado das competições de jogos eletrônicos e se desenvolverem como jogadores profissionais. Gestada há 2 anos e meio, a ideia do AfroGames contou, desde o início, com a marca inconfundível do grupo AfroReggae, que há 26 anos se pauta pela inclusão social de jovens. Uma das principais metas será aumentar a presença de negros, meninas e pessoas com deficiência no universo brasileiro dos gamers.

Foram mais de 300 inscritos para as 100 vagas dos cursos de programação para games, produção para música de jogos eletrônicos e do jogo virtual League of Legends (LOL), e ainda aulas de inglês. A estrutura para os alunos, de 12 a 24 anos de idade, é a mais avançada do mercado, com 21 computadores de ponta e cadeiras especiais para gamers.

”Os games são o novo ‘rock and roll’ e vão revolucionar as novas gerações dando oportunidade para qualquer um conquistar uma posição de destaque dentro deste novo mercado profissional, seja jogador ou trabalhando nos bastidores”, prevê Ricardo Chantilly. Para Ruan Lira, o centro será, em breve, uma força de transformação social e geração de renda, uma prova de que a Economia Criativa é a grande aposta financeira e cultural para o Rio de Janeiro.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio recebe 1º Centro de Treinamento em Games numa comunidade no mundo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui