Rio registra aumento de furto de celulares no primeiro trimestre de 2023

O Instituto Rio21 está utilizando dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) para avaliar a situação da segurança na cidade do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Furto de celular (Foto meramente ilustrativa / Reprodução Internet)

O Instituto Rio21 está utilizando dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) para avaliar a situação da segurança na cidade do Rio de Janeiro. Com base nos registros de janeiro de 2022 até março de 2023, a última atualização disponível, foram revelados números alarmantes sobre o roubo e furto de celulares, problema que afeta muitos cariocas.

Constatou-se alguns picos nos casos de furto de itens em geral. Em alguns meses eram registrados cerca de 7 ou 8 mil casos mensais; porém, em outros, esses números avançaram para 9 e quase 10 mil em alguns casos.

image 5 Rio registra aumento de furto de celulares no primeiro trimestre de 2023

Essa oscilação preocupante se refletiu no furto de celulares. No primeiro trimestre de 2023, janeiro apresentou um aumento de 43,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, e um aumento ainda maior em fevereiro, atingindo 65,7% a mais que no mesmo mês em 2022.

image 6 Rio registra aumento de furto de celulares no primeiro trimestre de 2023

Além disso, os roubos de celulares tiveram um considerável aumento entre junho e dezembro de 2022. Por outro lado, os furtos têm se mantido em níveis acima do comum pelo menos desde setembro de 2022.

Advertisement
image 7 Rio registra aumento de furto de celulares no primeiro trimestre de 2023
image 8 Rio registra aumento de furto de celulares no primeiro trimestre de 2023

É importante ressaltar que o aumento no número de furtos de celulares acompanha uma tendência geral de aumento no furto de outros itens, o que demonstra a urgência de ações das autoridades responsáveis para auxiliar no combate à criminalidade. A população carioca enfrenta diariamente o medo de ter seus pertences subtraídos, comprometendo sua segurança e qualidade de vida. É imperativo que o governo implemente políticas e investimentos eficazes, que fortaleçam a segurança pública e reduzam esses índices alarmantes.

O Instituto Rio21, por meio de suas análises, continuará acompanhando e reportando os desdobramentos desse problema, buscando contribuir para a construção de um ambiente mais seguro e confiável para todos os cariocas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio registra aumento de furto de celulares no primeiro trimestre de 2023
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui