Rio registra queda no transporte sobre trilhos, contrariando média nacional

O número de passageiros no sistemas caíram 1,2% no ano passado, com a insegurança e o aumento das tarifas sendo apontados como os principais fatores

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Em 2025, o MetrôRio registrou uma queda de 24% no número de passageiros - Foto: Daniel Martins/Diário do Rio

Enquanto em boa parte do Brasil o número de passageiros no transporte sobre trilhos aumentou quase 4% no ano passado, o Rio segue na contramão dessa tendência. O número de passageiros no sistema de trens, VLT e metrô caiu 1,2% em 2024. Os dados são da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e mostram uma situação preocupante para a mobilidade urbana do Estado.

PUBLICIDADE

Por trás dessa queda, especialistas apontam dois principais fatores: a insegurança nos meios de transporte e a grande diferença nas tarifas. O custo do metrô e dos trens no Rio é bem mais alto se comparado ao dos ônibus, que têm um forte subsídio da prefeitura. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Ana Patrizia Lira, diretora-executiva da ANPTrilhos, afirma que é necessário haver uma integração tarifária para criar um sistema de transporte mais eficiente e justo, como já ocorre em cidades como São Paulo e Salvador.

Supervia sentiu maior queda

Desde a pandemia, a Supervia, responsável pelos trens, viu o número de passageiros cair quase pela metade. Em 2019, os trens registravam mais de um 160 milhões de viagens anuais. Este ano, o número reduziu para pouco mais de 80 milhões. No metrô, as quedas também foram sentidas, com uma redução de 24% nas viagens.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Rio registra queda no transporte sobre trilhos, contrariando média nacionalddr newsletter Rio registra queda no transporte sobre trilhos, contrariando média nacional

3 COMENTÁRIOS

  1. O metrô do Rio de Janeiro irá ganhar o prêmio de metrô MAIS SUJO E IMUNDO DO MUNDO: a faixa amarela já está MARROM de tão suja: se não acredita vai na Estação Botafogo, cujo piso tem camadas de sujeira e a faixa, como já disse – Está IMUNDA, toda a estação está NOJENTA!.
    E os vagões do metrô: todos os dias IMUNDOS!… Na segunda-feira fui pegar o metrô de manhã para ir para o trabalho e toda a SUJEIRA de domingo ainda estava lá: ou seja, os vagões não foram nem varridos!.
    Metrô SUJO, PORCO, IMUNDO: uma vergonha pra cidade do Rio de Janeiro!.
    A Estação de São Cristóvão tem as plataformas com camadas de COCÔ DE POMBO: um problema de saúde pública!.
    METRÔ SUJO, PORCO, IMUNDO!.
    Infelizmente o Rio de Janeiro virou esse símbolo de tudo de PÉSSIMA QUALIDADE – e todos aceitam, acham normal e vivem desse jeito!.
    Viramos essa porcaria!…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui