Nesta segunda-feira (13/11), a cidade do Rio de Janeiro teve um registro de sensação térmica de 52,7 graus, feito em Guaratiba, na Zona Oeste. A sensação foi registrada às 8h30, segundo o Alerta Rio, sistema da prefeitura. Nesse horário, a temperatura era de 36,4ºC. Para esta segunda, a máxima prevista é de 41ºC.
Segundo o Alerta Rio, na terça-feira (14/11) o calor deve continuar forte, com máxima de 39ºC. Na quarta, há previsão de chuva e a máxima prevista cai um pouco, para 35°C. Na quinta e na sexta, não há previsão de chuva e a temperatura volta a subir, chegando aos 37°C.
O Rio de Janeiro é um dos estados do Brasil atingidos pela onda de calor que colocou em alerta as regiões Centro-Oeste e Sudeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Rio teve segundo inverno mais quente dos últimos 20 anos
O inverno deste ano foi o segundo mais quente já registrado nos últimos 20 anos. Com uma média de 21.1 graus registrada em junho, 20.8 graus em julho, 22.1 em agosto e 24.1 em setembro, 2023 só ficou atrás do ano de 2020, até então o inverno mais quente registrado pela série histórica.
Além disso, o mês de setembro entrou para a história como o mais quente já registrado no mesmo período. Dados climáticos mostram que as temperaturas médias durante este mês foram superiores aos valores registrados em anos anteriores.