A cidade do Rio de Janeiro registrou, na tarde desta segunda-feira (14/08), uma das mais baixas temperaturas do ano, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os termômetros mal ultrapassaram os 21,2°C na Vila Militar marcando um novo recorde de frio para o ano e superando a máxima anterior de 21,8°C registrada no Forte de Copacabana no dia 31 de maio.
De acordo com o Alerta Rio, até a noite, devido ao transporte de umidade do oceano para o continente, o tempo permanecerá instável com chuva fraca ocasionalmente moderada isolada a qualquer momento. Por conta deste fator, a Marinha do Brasil emitiu um alerta para as ressacas, que se iniciou às 09h desta manhã e com duração até às 21h de terça-feira (15/08). Há previsão de ondas de 2,5 m de altura.
Na terça-feira (15/08), o céu estará nublado a parcialmente nublado e há previsão de chuva fraca isolada durante a madrugada e os ventos estarão moderados. Já entre quarta-feira (16/08) e sexta-feira (18/08), haverá redução de nebulosidade sobre a cidade e não há previsão de chuva. E as temperaturas estarão em gradual elevação.
Isso porque o “aquecimento global” é real. Se fosse, os moradores de Bangu e Realengo já teriam sido calcinados faz tempo.