Rio retorna ao estágio de normalidade após temporal de terça-feira

Chuvas causaram cancelamentos de voos no Aeroporto Santos Dumont e alagamentos em diversos bairros. Zona Norte e Oeste foram as mais atingidas pelo temporal, com quase 91 mm de chuva

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vlt passa pela região portuária - Foto: Rafa Pereira / Diário do Rio

Na última terça-feira, (21/02), o Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção devido ao forte temporal que atingiu o município. E essa chuva impactou a cidade maravilhosa, pois diversos voos foram cancelados no Aeroporto Santos Dumont e bairros ficaram alagados.

Alagamentos e quedas de árvores foram registrados. Em Bonsucesso um grupo de pessoas, que estavam dentro de um ônibus, precisaram ser resgatadas por um caiaque do Corpo de Bombeiros.

Na terça-feira de carnaval choveu 200 mm no Rio de Janeiro em fevereiro, 68% a mais do que os 119 mm esperados para todo o mês.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), as zonas Norte e Oeste do Rio foram as que mais concentraram as chuvas na terça:

Higienópolis (73 mm)
Méier (66 mm)
Sepetiba (52 mm)
Grajaú (45 mm)
Piedade (44 mm)
Santa Cruz (43 mm)

Já no Estado, Seropédica foi o município mais atingido, com 91 mm de chuva durante a noite. Japeri, Piraí, Porto Real e Duque de Caxias também foram muito afetadas:

Seropédica (91mm)
Japeri (89 mm)
Piraí (82 mm)
Porto Real (81 mm)
Duque de Caxias (75mm)

O temporal ainda foi muito acompanhado por raios e ventos. As rajadas se aproximaram dos 70 km/h no Aeroporto Santos Dumont e a tempestade veio acompanhada de muitas descargas elétricas com alta incidência de raios na nuvem do tipo Cumulonimbus.

Fph5BEVXsAA7PHc Rio retorna ao estágio de normalidade após temporal de terça-feira
Foto: Reprodução/Redes sociais

Sirenes

De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, sirenes foram acionadas em ao menos 30 comunidades. Os avisos de emergência por chuva foram para moradores do Complexo do Alemão, Engenho da Rainha, Joaquim de Queiroz e em outras 30 comunidades.

Nos próximos dias, com calor intenso, novos temporais isolados podem ocorrer no estado do Rio de Janeiro no fim de tarde e à noite com potencial para volumes localizados muito altos de chuva.

Previsão do tempo

De acordo com o Climatempo, a temperatura máxima prevista para essa quarta-feira, (22/02) é de 35°C e mínima de 21°C. E ainda há previsão de pancadas de chuva no fim da tarde.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio retorna ao estágio de normalidade após temporal de terça-feira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui