Rio Scenarium completa 25 anos com programação intensa e diversificada

Empresários Plínio Fróes, Nelson Torzecki e Evandro Manoel são apaixonados pelo Centro do Rio e transformaram a casa em polo cultural e referência das noites cariocas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Completando 25 anos neste fim de ano, o Rio Scenarium montou uma programação especial, cujo ápice será no dia 14 de dezembro, sábado, quando a casa da Rua do Lavradio receberá a bateria da Portela, shows de Thais Macedo e Noca Neto, além da presença de Noca da Portela, um dos mais consagrados do samba carioca.

À frente do bem-sucedido negócio, inaugurado em 1999, estão os sócios Plínio Fróes, Nelson Torzecki e Evandro Manoel. O trio, que é apaixonado por arte, reabriu a Galeria Scenarium, também rua do Lavradio, onde os sócios têm os restaurantes de comida brasileira:  Mangue Seco e Santo Scenarium.

Entusiasta do Centro do Rio, o empresário Plínio Fróes, de 68, deseja celebrar ao máximo os 25 anos da casa, com o que há de mais tradicional na região. Por isso, Fróes dedicou as quartas-feiras do Rio Scenarium à gafieira, dança requintada de salão que embala casais ao som de bandas que trazem o glamour dos metais para a pista.

“O Rio Scenarium é, desde os primeiros dias, um lugar de encontros e alegrias. Temos a certeza de que a cultura brasileira e o tempero carioca são ingredientes poderosos para fazer as pessoas vibrarem. Que venham mais 25 anos, com diversidade, elegância e descobertas”, afirmou Plínio, segundo o Diário do Porto.

A Galeria Scenarium funciona gratuitamente aos sábados e tem atraído grande público. O espaço cultural conta com uma exposição de quadros de Jorge Sélaron, artista chileno que azulejou a escadaria que liga a Lapa à Santa Tereza.

No térreo da galeria, que ficou fechada durante quatro anos por conta da pandemia, está a mostra “É você que me vê”, do artista plástico Charles Barreto, com assemblages e telas de grande impacto. No segundo plano, a mostra “Azul Cobalto, Azulejos e Memórias”, com 600 peças dos séculos 16 ao 20, do acervo de Nelson Torzecki, é a grande atração. No terceiro piso, a casa abriga uma coletiva de cinco grandes artistas: os mineiros Andrea Vasconcelos, Giancarlo Scapolatempore e Pompeia Scapolatempore; além de Brígida de Murtas e Edna Schonblum.

Arte

As atividades do Rio Scenarium tiveram início em 1999, com um festival em homenagem à obra e a Ariano Suassuna, que prestigiou o evento. O terceiro andar do casarão do século 19 foi batizado como Espaço Ariano Suassuna, em sua homenagem ao escritor pernambucano. Durante o festival, os donos da casa criaram o palco e o bar que se tornaram um centro das noites do Rio durantes os anos seguintes. No local, funcionou nos anos 1990, um antiquário e uma locadora de móveis e objetos antigos destinados a cenários do cinema, teatro e TV.  

O sucesso do Rio Scenarium foi contagiante na região, levando à revitalização de muitos imóveis na Rua do Lavradio e cercanias. A adesão popular foi massiva. A casa, que se tornou reconhecida internacionalmente, atraindo estralas, como: os atores John Travolta, Will Smith e Matt Dillon; os estilistas Calvin Klein, Valentino Garavani, Domenico Dolce e Stefano Gabbana; o filósofo francês Edgar Morin; o príncipe Albert II de Mônaco; a atriz italiana e princesa de linhagem austríaca, Ira Von Fustenberg; a baronesa Hèlene Ludinghausen, ex-diretora da grife Yves Saint Laurent e descendente dos aristocratas russos Stroganoff; além dos cantores e compositores, Sting, Laura Pausini, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, João Donato, Roberto Menescal, Hermeto Pascoal, entre tantos outros.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio Scenarium completa 25 anos com programação intensa e diversificada
lapa dos mercadores 2024 Rio Scenarium completa 25 anos com programação intensa e diversificada

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui