Rio se destaca no resultado geral da Pesquisa Mensal de Serviços

O volume geral no estado avançou 1,9% em setembro comparado ao mês anterior

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista aérea do Porto Maravilha - Foto: Rafa Pereira/Diário do Rio

Uma análise feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de setembro de 2023, do IBGE, mostra que o estado do Rio foi destaque absoluto no resultado nacional, tanto no Geral quanto no Turismo, reforçando o bom desempenho do estado na sua contribuição na atividade econômica brasileira.

O volume geral no estado avançou 1,9% em setembro frente ao mês anterior. No comparativo com setembro de 2022, o avanço no volume foi ainda maior: 5,5%. Com o resultado, o setor de serviços acumulou alta de 5,2% em 2023 e de 5,8% nos últimos 12 meses.

As variações positivas foram observadas em quatro atividades: serviços prestados às famílias (19,6%), serviços profissionais, administrativos e complementares (13,7%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (5,2%) e outros serviços (4,1%).

Turismo

Advertisement

O Rio de Janeiro foi o principal contribuinte para o resultado positivo do setor de serviços de turismo em setembro. O índice variou 9,7% se comparado a agosto e 23,2% na comparação interanual. Com isso, o estado acumula alta de 10,9% nos últimos 12 meses e de 11,8% no ano.

“Com o advento das comemorações de final de ano e a chegada das férias escolares, espera-se uma busca maior por serviços de turismo e de transporte das compras realizadas nas promoções para o Natal”, conclui o diretor-executivo do IFec RJ, João Gomes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio se destaca no resultado geral da Pesquisa Mensal de Serviços
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui