O Rio de Janeiro se prepara para sediar a Cúpula do BRICS em julho deste ano, consolidando sua posição como um importante centro para eventos internacionais de grande porte. Para garantir o sucesso do encontro, que reunirá líderes de países do Sul Global, a prefeitura da cidade criou o Comitê Rio BRICS. O objetivo é coordenar todas as atividades e projetos relacionados à presidência brasileira do grupo, incluindo a elaboração de um calendário de eventos que se estenderá ao longo do ano.
A experiência da capital fluminense em sediar eventos como a Rio+20, os Jogos Olímpicos de 2016 e a Cúpula do G20 em 2024, foi um fator determinante para a escolha do Rio como sede da Cúpula do BRICS. “O Rio de Janeiro tem expertise comprovada na organização de eventos internacionais de grande magnitude, em colaboração com organismos internacionais, a sociedade civil e diferentes esferas políticas do país”, destaca o decreto de criação do comitê.
Reforçando o papel do Rio no cenário internacional, o documento ressalta que a Cúpula do BRICS consolida a cidade como “capital brasileira de eventos internacionais estratégicos para o avanço da diplomacia e das relações internacionais”. Em até 60 dias, o comitê deverá apresentar a nova marca comemorativa “Rio Capital dos BRICS”, em linha com o slogan “Rio Capital do G20” utilizado em 2024.
O Comitê Rio BRICS também prevê a possibilidade de apoio institucional e financeiro a projetos e eventos relevantes realizados por pessoas jurídicas de direito público, organizações internacionais e associações civis sem fins lucrativos, que podem ser incluídos no Calendário BRICS Rio.
Mais de 100 Reuniões Preparatórias
Como parte de suas responsabilidades como presidente do BRICS, o Brasil organizará e coordenará mais de 100 reuniões de grupos de trabalho temáticos entre fevereiro e julho deste ano, como preparação para o encontro dos chefes de Estado. Até o momento, as reuniões preparatórias estão confirmadas para Brasília, enquanto o Rio de Janeiro se prepara para receber a Cúpula em julho.
BRICS: Uma Força em Expansão
O BRICS, inicialmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, recentemente expandiu seus membros, incluindo Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã. O Brasil assumiu a presidência rotativa do grupo em 1º de janeiro de 2025, com o lema ““Fortalecendo a Cooperação do Sul Global por uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”. As cinco prioridades da presidência brasileira são:
- Facilitação do comércio e dos investimentos entre os países membros;
- Governança inclusiva e responsável da Inteligência Artificial;
- Melhorias no financiamento para combater as mudanças climáticas;
- Maior cooperação entre os países do Sul Global, com foco em saúde pública;
- Fortalecimento institucional do grupo.
O Trump está vindo ai pra te pegar , esquerdista…sua corja será relegada á fogueira