Rio sedia conferência “Metrics from the Ground Up”, realizada pela primeira vez no Brasil

Desde 2009, evento integra agenda de trabalho regional e global da Aspen Network Of Development Entrepreneurs (ANDE), visando garantir que o conhecimento especializado em métricas de impacto circule no ecossistema

Foto: Divulgação

Pela primeira vez no Brasil, a conferência “Metrics from the Ground Up”, será realizada na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 23 e 24 de outubro, no JW Marriott Hotel, em Copacabana.  O evento é promovido, desde 2009, pela Aspen Network Of Development Entrepreneurs (ANDE) visando impulsionar as práticas de medição emergentes ao redor do mundo.

Nesta edição, com o apoio do Tipping Point Fund on Impact Investing (TPF) e do Fundo Vale, os principais focos são gênero e clima. O objetivo é enfrentar o desafio de integrar métricas de impacto com métricas financeiras e operacionais, permitindo que as organizações que atuam no setor de impacto desenvolvam produtos e serviços mais eficazes, resultando em soluções positivas para a sociedade.

O encontro já tem confirmadas as presenças de speakers de empresas nacionais e internacionais, entre elas Fundo Vale, BNDES, Vox Capital, Visa, Anglo American Foundation, Latimpacto, Mercy Corps Ventures, Sweef Capital,Equality Fund. 

“Um dos princípios da nossa teoria de mudança é que existimos para gerar impacto socioambiental positivo e nos comprometemos em mensurá-lo. Assim, desenvolvemos o modelo GIMPACT. O Fundo Vale apoia a conferência de métricas da ANDE para compartilhar nossas experiências na implementação do GIMPACT,” contou Juliana Vilhena, líder de Gestão de Impacto e Inovação Social e Ambiental do Fundo Vale. 

Entre as temáticas, painéis e workshops sobre “Condução de avaliações internas para investidores de impacto”, “Da triagem à medição de impacto: aproveitando o kit de ferramentas do Fundo de Igualdade para investimentos na perspectiva de gênero (GLI)”, “Coleta e análise de dados com WhatsApp, ChatGPT e muito mais”, “Medindo os impactos econômicos e socioambientais dos negócios comunitários”, “Ampliando a medição e gestão de impacto (IMM) com uma perspectiva de gênero e regenerativa”, “Medindo o empoderamento de mulheres e meninas”, “Fazendo o ESG funcionar para PECs em mercados emergentes”, “Ferramentas de gestão de impacto para empreendimentos de adaptação climática em fase inicial”. 

Segundo José Mattos, Chapter Head da ANDE no Brasil, a escolha do país para sediar a conferência, evidencia sua ascensão como um importante hub de empreendedorismo social no cenário global, posicionando o Brasil como um jogador chave em negócios de impacto. “Este evento crucial, que congrega uma série de especialistas e praticantes, reflete a importância crítica de métricas sofisticadas na calibragem do impacto e eficácia dos empreendimentos sociais. Em um ambiente onde a inovação e a responsabilidade social intersectam, a conferência destaca a necessidade premente de sistemas de avaliação robustos, propiciando que projetos de impacto não apenas prosperem, mas também sejam replicados ou reajustados, conforme necessário, com base em evidências sólidas”. 

Sobre a conferência, Mattos destaca a importância em promover um diálogo frutífero entre a teoria e a prática, reforçando o papel das métricas como instrumentos indispensáveis na formulação de um ecossistema empreendedor mais resiliente, responsável e revolucionário.

O encontro é, especialmente, voltado  para especialistas em avaliação de impacto e gestão, como, por exemplo, gerentes ou executivos que buscam maior conhecimento quanto à utilização estratégica de métricas em suas instituições. Porém, a conferência também está aberta a pessoas interessadas nesse campo e que buscam expandir seu conhecimento sobre ferramentas e tendências atuais.  

As inscrições para a “Metrics from the Ground Up” estão abertas, com vagas limitadas, e podem ser feitas através do site – https://andeglobal.org/event/metrics-from-the-ground-up-portuguese.

SERVIÇO:

Conferência “Metrics from the Ground Up”

Datas: 23 e 24 de outubro de 2023 

Horário: 9h às 16h 

Local: JW Marriott Hotel (Av. Atlântica, 2600 – Copacabana)

Advertisement
irmandade lapa dos mercadores Rio sedia conferência “Metrics from the Ground Up”, realizada pela primeira vez no Brasil
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui