Rio sediará evento em conferência mundial de cultura da Unesco

Cultura Conecta será realizado dia 30 de setembro no Museu do Amanhã, com entrada gratuita. Iniciativa contará com mais de 20 palestrantes, de sete países

O Rio de Janeiro marcará sua participação na Conferência Mundial sobre Políticas Culturais e Desenvolvimento Sustentável (MONDIACULT 2022), realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o evento Cultura Conecta: museus e escolas. A iniciativa será realizada no Museu do Amanhã, no dia 30 de setembro e trará seis painéis com referências no setor cultural mundial. São mais de 20 palestrantes, do Brasil e outros seis países, Angola, Qatar, Canadá, Inglaterra, Coreia do Sul e Estados Unidos (Washington, Nova Iorque e Los Angeles), que compartilharão experiências e os principais aprendizados que a pandemia gerou na relação entre museus e escolas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.culturaconecta.com.br.

Representar o Brasil em um evento dessa magnitude é motivo de muito orgulho. Aprendemos muito durante a pandemia, assim como nossos parceiros.  Encontramos barreiras gigantes e, por meio de muito estudo, tentativa e erro, fomos descobrindo caminhos para superá-las. Esse encontro será muito gratificante, dará voz a educadores e profissionais que se dedicaram muito para que a conexão entre museus e escolas não se perdesse. O auditório do Museu do Amanhã receberá referências em educação e cultura de diversos países e se transformará numa grande roda de conversa, troca e compartilhamento de experiências em busca de novos olhares para as relações entre museus e escolas”, diz Renata Prado, produtora responsável pelo Cultura Conecta e curadora do projeto Experimente Cultura, referência brasileira em inclusão cultural.

Para o secretário de Turismo do Rio, Antônio Mariano, “O Rio é a capital brasileira da cultura e da sustentabilidade, o que fica demonstrado pelo Cultura Conecta. Atualmente, estes são dois pilares de suma importância para que milhares de turistas decidam seus destinos e ficamos honrados em ver que estamos no caminho certo.”

O Cultura Conecta é fruto de parceria entre o Museu do Amanhã e o projeto Experimente Cultura. Desde 2018, o Experimente Cultura leva gratuitamente crianças e jovens em vulnerabilidade do Rio de Janeiro para conhecerem museus, inicialmente do Rio de Janeiro e, depois, do mundo todo. Com mais de 20 mil atendimentos, entre visitas presenciais a instalações cariocas ou visitas online, até com utilização de realidade virtual, o Experimente Cultura adquiriu um know-how único no Brasil. A partir das restrições impostas pela pandemia, o projeto buscou soluções e parcerias com instituições internacionais para seguir ‘levando’ crianças e jovens para lugares inimagináveis, como o Louvre, da França, e os premiadíssimos Guggenheim e MET, de Nova Iorque, entre muitos outros.

Poder mostrar todo o trabalho que desenvolvemos e compartilhar conhecimentos e soluções nos ajudará muito no momento pós-pandemia. O distanciamento transformou as relações culturais, afastou ainda mais os jovens em vulnerabilidade, mas conseguimos criar soluções para que Museus e instituições de ensino voltassem a se encontrar. Foram muitos desafios e nesse caminhar conseguimos grandes parceiros. Esse encontro vem para dar voz aos educadores museais e escolares, além de agentes de transformação da educação e cultura. Eles superaram os desafios pandêmicos com muita obstinação e criatividade”, conclui Flavia Orrico, coordenadora do Experimente Cultura e integrante do comitê curatorial do Cultura Conecta.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui