Rio será a primeira cidade brasileira atendida pelo ‘Plano Nacional Ruas Visíveis’

Pelas projeções do Governo Federal mais de 20 pessoas vivem nas ruas do capital fluminense. Ações do programa podem beneficiar muitas delas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Mendigo no Rio de Janeiro - Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Representantes dos governos federal e municipal assinaram um termo de compromisso, nesta terça-feira (30), para por em prática o Plano Nacional Ruas Visíveis. A cidade do Rio de Janeiro será a primeira no Brasil a implementar o projeto que visa a prestação de auxílio à população de rua do município.

Lançado em dezembro, o Ruas Visíveis conta com ações baseadas em sete eixos: trabalho e renda; assistência social e segurança alimentar; habitação; saúde; cidadania, educação e cultura; produção e gestão de dados; e violência institucional.

Projeções de ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania apontam que mais de 20 mil pessoas, que vivem nas ruas cariocas sob condições de vulnerabilidade social poderão ser beneficiadas por ações, como o programa Ponto de Apoio na Rua, que disponibiliza lavagem de roupas, banheiros, bebedouros e armários; o Moradia Cidadã, que possibilita o acesso dessa população a moradias com acompanhamento de equipes profissionais; além do Centro de Acesso à Direitos e Inclusão Social, espaço onde os moradores de rua poderão socializar e se divertir, ter formação, acesso à justiça e contato com a rede de serviços públicos.

O Plano Nacional Ruas Visíveis também prevê a qualificação de guardas municipais para desenvolver uma cultura de respeito no trato com essa população; a distribuição de itens para proteção térmica no inverno; e a formação de lideranças ligadas a movimentos sociais com ênfase na população de rua.

Advertisement

“Foi um esforço concentrado do governo federal para que a gente colocasse um plano à disposição dos estados, dos municípios para que a gente reverta, num prazo mais curto possível essa dura realidade que a população de rua enfrenta”, afirmou o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Bruno Renato Teixeira, como reproduzir o jornal O Dia.

Ao todo, o Governo Federal deve investir R$ 982 milhões. Em dezembro de 2023, havia 220 mil pessoas vivendo em situação, em mais de 2.300 municípios, segundo uma sondagem do ministério.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio será a primeira cidade brasileira atendida pelo 'Plano Nacional Ruas Visíveis'
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. De dia eles terão casa, comida, roupa lavada e banho tomado, no período da noite, saem para roubar o cidadão de bem. Putz! Lamentável. Mais uma dessas ações sociais pautadas na politicagem que nada resolve.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui