Rio será palco de grandes eventos, afirma governador a trade turístico americano

No encontro, Cláudio Castro reafirmou que investirá incisivamente na execução de um calendário focado em grandes atrações e eventos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cláudio Castro e equipe nos Estados Unidos / Divulgação

Em encontro com o trade turístico americano, nesta terça-feira (09), em Nova Iorque (Estados Unidos), Cláudio Castro (PL) reafirmou que o Governo do Estado investirá incisivamente na execução de um calendário focado em grandes atrações e eventos, como o G-20 – evento que reunirá os chefes de Estado das 20 maiores economias do mundo em 2024.

“Ter a oportunidade de ouvir e entender a expectativa do setor turístico nos ajuda a pensar mais em como consolidar o nosso Estado como o principal destino de turistas. Por isso, temos realizado encontros regulares com trades da Europa e dos Estados Unidos. Ser sede do G-20 é uma conquista do nosso governo, que tem mostrado para o mundo o novo Rio de Janeiro”, disse Cláudio Castro cujo secretariado vem atuando na execução de uma agenda de eventos culturais e turísticas na capital e no interior, como o Web Summit, a Maratona do Rio e o Pré-Olímpico de Vôlei, além do Carnaval e do Réveillon.

Para fortalecer ainda mais o turismo fluminense outros projetos estão em andamento. Entre eles está a negociação para a ampliação dos voos internacionais com destino ao Rio, que já conta com dois voos diários para os Estados Unidos: Houston, da United Airlines; e Miami, da American Airlines. A rota Rio-Miami passará a ter 10 voos semanais, a partir de dezembro. Já a Delta Airlines retoma os voos vindos de Atlanta, e a American Airlines opera a rota Rio-Nova York.

O empenho para retomar o protagonismo econômico e turístico do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, também foi lembrado pelo chefe do Executivo estadual, que estabeleceu parcerias com o Governo Federal e a Prefeitura do Rio para este fim. De acordo com os estudos do Governo do Estado, o modelo de gestão integrada entre o Galeão e o Aeroporto Santos Dumont é a melhor saída para os gargalos que sufocam os dois equipamentos e a economia fluminense.

Advertisement

O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca (Progressistas),destacou que, através da captação de investimentos e promoção de projetos, o turismo do Rio tem sido fortalecido, permitindo que o Estado volte a ser a porta de entrada de visitantes internacionais para o Brasil.  

“O mercado norte-americano é fundamental. Tradicionalmente, os Estados Unidos são o segundo maior emissor de turistas ao Brasil, atrás apenas da Argentina. Em 2022, recebemos mais de 84 mil turistas americanos, superando os números de 2020 e 2021. Acredito que conseguiremos chegar perto da marca dos 120 mil americanos desembarcando no estado este ano”, explicou Tutuca.

A agenda do governador, nesta quarta-feira (10), prevê uma participação na Semana do Brasil em Nova Iorque, promovido pelo jornal Financial Times. No evento Castro apresentará os projetos voltados para as áreas de segurança pública, desenvolvimento econômico, sustentabilidade, energia renovável e tecnologia na gestão pública.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio será palco de grandes eventos, afirma governador a trade turístico americano
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui