A cidade do Rio de Janeiro ultrapassou Paris em número de dias de filmagem em suas ruas em 2023, registrando 7.885 diárias no ano, contra 7,4 mil da capital francesa, aponta a Rio Film Commission, departamento da RioFilme – órgão da Secretaria Municipal de Cultura – que atende às produções que filmam no município. A cada dia, pelo menos 21 sets de filmagem estavam trabalhando nas ruas, praias, parques e praças da cidade. Em Los Angeles, a maior “fábrica” de fazer filmes do mundo, foram 24.873 diárias. Maior cidade da América Latina, São Paulo registrou 4.895 diárias. À frente do Rio também está Madrid, com 11.133 diárias no ano passado. No entanto, o Rio supera a capital espanhola em número de obras seriadas registradas em suas locações.
O Rio de Janeiro está de volta ao Festival de Cannes, com um estande da Secretaria Municipal de Cultura em busca de internacionalizar ainda mais a cidade na área criativa e seu posicionamento como a capital brasileira do cinema e set de filmagem. A Rio Film Commission, departamento da RioFilme – órgão da Secretaria Municipal de Cultura – quer atrair ainda mais filmagens internacionais para o município.
Ano passado, a campanha deu certo. Foram 7.885 diárias de filmagens ao longo de 2023, o Rio ultrapassou ainda a Cidade do México, que registrou 7.876 diárias, e Lisboa, com 1.309 diárias. Já entre as cidades brasileiras mais filmadas, o Rio superou consideravelmente São Paulo, segunda colocada da lista, com 4.895 diárias de gravação. A ideia é dobrar a aposta e ampliar essa quantia em 2025, quando os olhos do mundo estarão focados na cidade, eleita Capital Mundial do Livro pela Unesco.
Em relação a produções de outros estados brasileiros, São Paulo foi o que mais gravou no Rio em 2023, com 88 produções realizadas em locações cariocas, divididas entre séries (17), longas-metragens (9), novelas (3), publicidades (53) e realities (3)