O primeiro domingo da primavera (27/09), foi marcado, mais uma vez, pelo desrespeito às medidas de restrição contra o coronavírus e pelas aglomerações nas praias. Ainda pela manhã, já haviam dezenas de barracas fincadas na Praia de Ipanema, na Zona Sul. Muitas pessoas aproveitavam sem máscara a área de lazer, mesmo no asfalto.
Um decreto publicado dia último dia 18 prorrogou as regras sanitárias contra aglomerações até 6 de outubro. Isso inclui as restrições a eventos com a presença de público, shows e permanência nas areias.
Pelo decreto, está permitido mergulhar no mar e praticar esportes individuais, como corrida e caminhada, mas ainda não pode permanecer na areia. Também está proibido, aos sábados, domingos e feriados, estacionar veículos particulares em toda a orla. Só poderão parar os proprietários de carros que morem na região e hóspedes dos hotéis. Um reboque da prefeitura removia carros sem identificação que estavam nas vagas.
[…] o médico, a expectativa é de aumento nos casos de Covid no Rio, principalmente por causa da aglomeração nas praias, que têm ficado lotadas nos últimos fins de semana e […]