Rio tem mais 160 mil inscritos no Bolsa Família beneficiados pela Farmácia Popular

Em dois meses, foram repassados gratuitamente à população fluminense cerca de 36 milhões de medicamentos e fraldas geriátricas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Farmácia Popular / Foto: Elza Fiúza (Fiocruz)

Mais de 164.741 beneficiários fluminenses do Bolsa Família foram atendidos pela Farmácia Popular, em seus dois meses de retomada do programa. Ao todo, foram repassados gratuitamente aos beneficiários 36 milhões de medicamentos e fraldas geriátricas. O Governo Federal, através do Ministério da Saúde, também repassou à assistência farmacêutica no Estado do Rio de Janeiro R$ 6,6 milhões entre os meses de junho e julho.

Em junho, o Farmácia Popular ampliou a oferta de medicamentos e credenciamento de novas unidades em cidades de maior vulnerabilidade. Com as medidas, os inscritos no Bolsa Família passaram a contar com 40 medicamentos disponíveis gratuitamente.

O programa Farmácia Popular fornece à população medicamentos para 11 doenças, entre elas, hipertensão, rinite, dislipidemia, Parkinson, glaucoma diabetes e asma. Antes com 50% de desconto, remédios para o tratamento de osteoporose e contraceptivos são oferecidos às mulheres gratuitamente. A Farmácia Popular também disponibiliza fraldas geriátricas com 90% de desconto em farmácias e ou drogarias privadas credenciadas no programa.

Para ser beneficiário do Farmácia Popular, o paciente deve comparecer a um estabelecimento credenciado – identificado pela logomarca do programa – e apresentar documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF. Devem ainda ser apresentadas as receitas médicas, dentro do prazo de validade, que podem ser do Sistema Único de Saúde (SUS) ou de serviços particulares.

Advertisement

Para ter acesso às fraldas geriátricas, o paciente deverá ter idade igual ou superior a 60 anos ou ser pessoa com deficiência. Laudo ou atestado médico com a prescrição do uso do item deve ser apresentado no ato da comprea.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio tem mais 160 mil inscritos no Bolsa Família beneficiados pela Farmácia Popular
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui