Rio tem mais de 6 mil lixeiras furtadas por ano; 67 foram roubadas em uma única noite na Lagoa

De acordo com a Comlurb, a cidade conta atualmente com cerca de 45 mil lixeiras instaladas. Em média, de 500 a 600 unidades são furtadas ou vandalizadas por mês

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
(Foto: Fábio Guimarães)

Quem anda pela cidade certamente já teve a sensação de que existem poucas papeleiras, aquelas lixeiras laranjas da Comlurb, espalhadas pelas ruas. O que muita gente não faz ideia, é que muitas delas são roubadas diariamente. Segundo a Companhia de Municipal de Limpeza Urbana, de 6 a 7 mil lixeiras são roubadas por ano no Rio.

Somente na madrugada da última sexta-feira (14/04), foram furtadas 67 papeleiras que estavam instaladas apenas no raio de oito quilômetros da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio. Câmeras de segurança do Centro de Operações Rio (COR) flagraram uma Kombi, sem a placa dianteira, levando alguns dos equipamentos em em trecho das avenidas Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros.

Em outra ação, desta vez no Largo do Machado, também na Zona Sul, foram vandalizadas e destruídas outras sete lixeiras, entre a noite da última quarta-feira (12/04) e a madrugada de quinta-feira (13/04). Na mesma noite, mais dois itens foram vandalizados na Zona Norte: na Rua Francisco Eugênio, em São Cristóvão, e na Rua Barão de São Francisco, em Vila Isabel. No dia seguinte, mais um furto foi identificado na Rua Constante Ramos, em Copacabana, na Zona Sul. Todas as “laranjinhas”, como são conhecidas, já foram repostas, afirmou a Comlurb.

De acordo com a companhia, a cidade conta atualmente com cerca de 45 mil lixeiras instaladas, que têm durabilidade de cerca de cinco anos. Em média, de 500 a 600 unidades são furtadas ou vandalizadas por mês. O prejuízo aos cofres públicos chega a cerca de R $ 1 milhão a cada ano, com base nos valores da última compra realizada — cada unidade foi adquirida por R$ 149,77. Em 2022, entre reposições, trocas e novas instalações, foram colocadas 5.584 peças, informou a Comlurb.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio tem mais de 6 mil lixeiras furtadas por ano; 67 foram roubadas em uma única noite na Lagoa
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Flávio tu e muito ridículo , a culpa não do presidente e nem do M da Justiça e sim do prefeito e governador que são dois bora botas e paspalhos.

  2. Somos o país da IMPUNIDADE!.
    O que esperar de um país que tem um presidiário/bandido no comando, cujo min. da Justiça (se é q/ este troço pode ser chamado de ministro!) marca reunião com o comando do tráfico!. Surreal!…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui