Os maiores postes do mundo estão localizados aqui no Rio de Janeiro, mais precisamente no Aterro do Flamengo, entre as zonas sul e central da cidade. Essas estruturas impressionantes iluminam o Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, em uma área de 1.200.000 metros quadrados.
Projetados pelo especialista americano Richard Kelly e erguidos pela equipe liderada pelo governador Carlos Lacerda, os postes têm uma altura equivalente a um edifício de 15 andares e pesam impressionantes 18 toneladas. Fabricados pela Postes Cavan S.A., eles alcançam incríveis 49 metros de altura, apesar de serem enterrados a uma profundidade de 4 metros, resultando em uma altura final de 45 metros.
Inaugurado em 1965 e projetado pela paisagista Carlota de Macedo Soares (Lota), o Parque Brigadeiro Eduardo Gomes foi concebido para oferecer uma variedade de atividades esportivas, incluindo quadras de futebol, tênis, vôlei, basquete, além de pistas de aeromodelismo e modelismo naval. No entanto, iluminar toda essa extensão sem prejudicar a vista foi um desafio. Foi então que surgiu a ideia dos postes, inspirados na suave iluminação da lua. No filme “Flores Raras”, estrelado por Glória Pires no papel de Carlota de Macedo, a concepção do projeto de iluminação do Aterro do Flamengo é retratada.
Cada um dos 88 postes instalados custou à época Cr$ 7 milhões de cruzeiros, com uma distância média de 100 metros entre eles. Em 2016, o parque passou por um retrofit, substituindo as antigas lâmpadas por luminárias LED de 400 Watts, resultando em uma significativa economia de energia. Além disso, um sistema de iluminação inteligente foi implementado, permitindo o controle da intensidade das luzes de acordo com o tráfego e as condições ambientais.
Essa empresa cavan ficava no bairro de paciência, hoje já não existe mais, no local da antiga fábrica foram construídos conjuntos habitacionais.
É mas é muito perigoso, um táxi bateu em um na praia flamengo,e a batida não foi muito forte, e ele balanço de um lado pro outro e caiu,quase caiu em cima do táxi,isso no ano de 1990
Quanto custaria hj? Como chegaram até lá? Onde ficava a fábrica? Algum já foi substituído? São dúvidas que surgem ao ler a reportagem….
Quase toda reportagem desse site dá essa sensação que está inacabada. São muito simples.
Antigamente as coisas eram pensadas e feitas pra durar, hoje em dia duvido que tivessem a mesma idéia e talvez nem exista mais a tal fábrica de postes tão longos. Seria interessante complementar a matéria esclarecendo em que lugar do mundo existem postes tão ou mais altos que os nossos? E se o fabricante ainda existe? Obrigado
Meu pai trabalho nessa empresa anos. SrJean Baptiste Deffense era o proprietário. Amavam o que faziam.