Rio tem quase 5 mil escolas na rede de educação básica; mais de 50% delas são particulares

Instituto Rio21 analisou pesquisa que faz um recenseamento da educação básica em todo o país, fornecendo dados para orientar a elaboração de políticas públicas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Alunos em aula na Escola Municipal Albert Sabin - Arquivo/ Prefeitura do Rio

Há dois dias (08/02/2022), o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgaram os resultados da primeira etapa do Censo Escolar 2022. Como o nome sugere, a pesquisa faz um recenseamento da educação básica em todo o país, fornecendo dados fundamentais para orientar a elaboração e a avaliação de políticas públicas.

Esses dados foram disponibilizados no próprio site do Inep. O Instituto Rio21 acessou essas informações e fez um mapeamento para a cidade do Rio de Janeiro. Esta é a primeira matéria sobre o assunto, e trata do perfil dos alunos da rede de educação básica carioca.

Segundo os dados disponibilizados pelo Inep, são 4.487 escolas na rede de educação básica na cidade do Rio. Dentre elas, mais de 50% são particulares:

image 6 Rio tem quase 5 mil escolas na rede de educação básica; mais de 50% delas são particulares

Percentual de escolas no Rio de Janeiro por tipo de dependência. Fonte: Censo Escolar 2022. Elaboração: Instituto Rio21.

Advertisement

Em todos os tipos de dependência (privada, municipal, estadual e federal), meninos e meninas aparecem em números muito semelhantes. A maior diferença (ainda pequena) ocorre nas escolas municipais, onde meninos são 51,53% e meninas são 48,47%. Nos outros casos a diferença é ainda menor.

No que diz respeito às idades dos alunos, as redes estadual e federal são as que possuem alunos mais velhos, com os maiores percentuais na faixa dos 15 a 17 anos de idade. Nas redes privada e municipal, as faixas etárias que mais aparecem são entre 6 e 10 anos e entre 11 e 14 anos.

image 7 Rio tem quase 5 mil escolas na rede de educação básica; mais de 50% delas são particulares

Percentual de alunos por faixa etária em cada tipo de dependência escolar na cidade do Rio de Janeiro. Fonte: Censo Escolar 2022. Elaboração: Instituto Rio21.

A expectativa é que os alunos finalizem a educação básica até os 17 anos, geralmente quando terminam o ensino médio. Apesar de ser frequente que alunos terminem o ensino médio com 18 anos, deve-se ter atenção especial no caso das escolas estaduais, em que há um percentual alto de alunos com 18 anos ou mais.

Com relação à cor/raça dos alunos, um fator interessante de ser notado é que, especialmente em escolas municipais e estaduais, o percentual de alunos pardos matriculados é mais alto que o percentual de brancos. Nas escolas privadas, o percentual mais alto é de brancos. Em todos os casos, o percentual de alunos que não declararam cor/raça é alto.

image 8 Rio tem quase 5 mil escolas na rede de educação básica; mais de 50% delas são particulares

Percentual de alunos por cor/raça em cada tipo de dependência escolar na cidade do Rio de Janeiro. Fonte: Censo Escolar 2022. Elaboração: Instituto Rio21.

Nas próximas matérias sobre essa pesquisa tão importante, mostraremos outras informações como, por exemplo, as estruturas das escolas, os equipamentos disponíveis para o processo de ensino-aprendizagem etc.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio tem quase 5 mil escolas na rede de educação básica; mais de 50% delas são particulares
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui