Rio tem quase 80 mil professores nas redes pública e privada; confira outros dados

Plataforma ''Educômetro Carioca'', recém lançada, traz informações relevantes comparando escolas particulares, federais, estaduais e municipais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Alunos em sala de aula do colégio PH (Foto: Divulgação)

Na última quarta-feira (dia 15/05), foi lançada uma plataforma digital especializada em processar – e tornar públicas para pais, professores e demais interessados – informações importantes relativas às rede de ensino da cidade do Rio de Janeiro, incluindo escolas privadas e públicas de todas as esferas.

Idealizado por Livia Bonates, fundadora do Instituto Impulso, que promove aulas de alfabetização para crianças carentes, o ”Educômetro Carioca” traz informações relevantes, por exemplo, na comparação entre escolas privadas, federais, estaduais e municipais (com base no Censo Escolar de 2023, do Ministério da Educação).

    De acordo com o painel, é possível constatar que, das 4.095 escolas existentes no município, as privadas já contam com 2.097 unidades desse montante, ou seja, mais de 50% do total. Num raio-x mais detalhado, é possível verificar ainda que:

    • Toda a rede de ensino da cidade do Rio contabiliza 77 mil professores e 46 mil salas de aula. Só a rede privada é responsável por 33 mil desses docentes e 24 mil salas;
    • A Barra da Tijuca, bairro melhor posicionado no ranking de Índice de Progresso Social (IPS), tem 68 escolas particulares e 23 públicas (19 municipais e 4 estaduais). Já Costas Barros, um dos 10 piores no ranking IPS, tem apenas 1 escola particular e 13 públicas (12 municipais e uma do estado). A população da Barra, segundo o censo Demográfico de 2022, é de 147.456 habitantes, enquanto a de Costa barros é de 174 mil moradores.

    Enquanto cerca de 11,2% das escolas privadas da cidade do Rio têm pelo menos um segurança, na rede pública municipal carioca esse índice cai para 2,1%.

    Advertisement
    Advertisement
    Receba notícias no WhatsApp
    entrar grupo whatsapp Rio tem quase 80 mil professores nas redes pública e privada; confira outros dados
    Advertisement

    Comente

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui