Todas as emergências da rede municipal de Saúde do Rio tem pacientes com infecção pelo novo coronavírus. O Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, na Zona Norte do Rio, é a unidade de referência para o tratamento da doença e está com todos os leitos com respiradores ocupados.
Ao todo, 251 pacientes estão internados com Covid-19 em toda rede pública. Deste total, 95 estão em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A prefeitura tinha prometido que 40 respiradores estariam funcionando no Hospital Rornaldo Gazolla já nesta terça-feira (07/04), mas as vagas ainda não foram abertas. Todos os 28 leitos de UTI da unidade de saúde estão ocupados e outros 64 pacientes estão na enfermaria.
Sem vagas no hospital de referência, pacientes com suspeita de Covid-19 em outras unidades aguardam transferência nas emergências.
O Albert Schweitzer, em Realengo, é o hospital com mais casos. São 11 pacientes, sendo que três estão na UTI.
O Hospital Miguel Couto, no Leblon, Zona Sul do Rio e o Hospital Salgado Filho, no Méier, na Zona Norte também tem pacientes. Já o Souza Aguiar, no Centro, tem quatro pacientes com suspeita da doença.
Para evitar infecção, os hospitais estão mantendo os pacientes em isolamento. Mas, uma preocupação é que os leitos de UTI destas emergências já estão ocupados com pacientes com outras doenças e ainda faltam profissionais de saúde.
A Prefeitura do Rio disse que conseguiu ampliar de 28 para 33 o número de leitos de UTI para adultos no Hospital Ronaldo Gazolla e que o objetivo é chegar a 366 leitos de de terapia intensiva.
A prefeitura afirma ainda que os pacientes com Covid-19 internados nas emergências estão recebendo toda assistência necessária.
As informações são do portal de notícias G1.