Rio terá 4 blocos de Carnaval voltados à saúde mental; veja datas e locais

''Império Colonial'', ''Loucura Suburbana'', ''Tá Pirando, Pirado, Pirou!'' e ''Zona Mental'' apresentam sambas-enredo que envolvem resistência, feminismo, igualdade e luta antimanicomial

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Loucura Suburbana, bloco que desfila no Engenho de Dentro - Foto: Divulgação

Os blocos carnavalescos ”Império Colonial”, ”Loucura Suburbana”, ”Tá Pirando, Pirado, Pirou!” e ”Zona Mental”, voltados à saúde mental, desfilarão pelas ruas do Rio de Janeiro a partir desta sexta-feira (02/02).

Com sambas-enredo que envolvem resistência, feminismo, igualdade e luta antimanicomial, os cortejos prometem agitar os foliões cariocas este ano, reunindo a comunidade, os pacientes e os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em diferentes regiões da capital fluminense.

Os blocos são formados por usuários, familiares e profissionais da rede de saúde mental da cidade, promovendo inclusão e respeito, dentro da maior festa popular brasileira. Com o brilho e toda a diversidade proporcionada pelo carnaval, os blocos promovem integração dos pacientes com as comunidades, com a vizinhança e com foliões de toda a cidade, além de funcionarem como terapia ocupacional, com oficinas de música, adereços e artesanato.

Blocos

Zona Mental

Em seu 8º ano de desfile pelas ruas da Zona Oeste, o Zona Mental traz a resistência negra e as raízes do povo brasileiro para o samba-enredo de 2024.

Advertisement

Leia também

Vídeo: Raio atinge Cristo Redentor durante registro de visitante

Empresa é condenada pela Justiça por desabamento de edifício na Cinelândia em 2012

O bloco irá cantar a história e a cultura trazida pelos negros, que chegavam no Brasil nos navios tumbeiros, e como o jovem de hoje segue esse legado, na música, na literatura e outras expressões artísticas. Com o enredo ”Somos Resistência e Negra é Nossa Consciência”, o bloco abre os desfiles de saúde mental nesta sexta, em Bangu.

Tá Pirando, Pirado, Pirou!

Segundo bloco a divertir os cariocas, o Tá Pirando, Pirado, Pirou! vai desfilar no domingo (04/02), em Botafogo.

O enredo deste ano, ”Loucas, Divinas e Maravilhosas: Mulheres que Mudaram o Mundo”, busca exemplos femininos que atuaram em diversas áreas, como música, arte, em lutas contra o racismo, autoritarismo, padrões estéticos e violência manicomial, por exemplo, exaltando o trabalho de grandes personagens históricas.

Império Colonial

Enfeitando as ruas da Zona Oeste novamente, o Império Colonial este ano traz como enredo ”100 Anos de Transformação, 1 Ano de Folia”, viajando no tempo através da história da saúde mental até hoje. O tema celebra o fim dos manicômios e, principalmente, a possibilidade de ocupar esses espaços como lugares de promoção à saúde, educação, cultura e liberdade.

O desfile do Império Colonial acontece no dia 06/02. Além de falar das transformações dos cuidados da saúde mental com a implementação dos CAPS e das residências terapêuticas como novo modelo assistencial e à luta antimanicomial, o bloco comemora os seus 15 anos animando as ruas de Jacarepaguá.

Loucura Suburbana

Por fim, na Zona Norte, fica por conta do Loucura Suburbana, que celebra a sua história com mais de 20 anos desfilando nas ruas. Com o enredo que fala ”O Ontem, o Hoje e o Amanhã”, o bloco vai contar os seus carnavais vividos em conjunto com a história do Engenho de Dentro.

Último bloco de saúde mental a alegrar as ruas da cidade, o Loucura Suburbana desfila no bairro no dia 08/02, tradicionalmente na quinta-feira que antecede o Carnaval.

Agenda

Zona Mental

  • Data e Horário: 2 de fevereiro (sexta), às 16h
  • Local: Praça Guilherme da Silveira, s/n – Bangu

Tá Pirando, Pirado, Pirou!

  • Data e Horário: 4 de fevereiro (domingo), às 14h
  • Local: Avenida Pasteur, s/n – Botafogo

Império Colonial

  • Data e Horário: 6 de fevereiro (terça), às 14h
  • Local: Rua Simone de Beauvoir, s/n – Jacarepaguá

Loucura Suburbana

  • Data e Horário: 8 de fevereiro (quinta), às 16h
  • Local: Rua Ramiro Magalhães, 521 – Engenho de Dentro (Instituto Nise da Silveira)
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio terá 4 blocos de Carnaval voltados à saúde mental; veja datas e locais

Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Tá aí uma boa ideia!
    Criar blocos de Carnaval para informar e conscientizar a população do estado de como o Rio de Janeiro é saqueado e sabotado, mesmo nós sendo disparado o maior produtor de petróleo e gás.
    Esses blocos fariam o serviço de informar tudo o que for necessário para que a população fluminense não seja enganada por grupos midiaticos como a Globo, que mesmo sendo do RJ, trabalha para os interesses dos paulistas.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui