Rio terá aplicativo para registrar alerta de ameaças a escolas

Aplicativo lançado, nesta segunda-feira, pela Prefeitura do Rio tem o intuito de mapear e atender escolas em diversos tipos de violência

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Guilherme Oliveira (Prefeitura do Rio)

A Prefeitura do Rio, em conjunto com a Secretária de Educação, lançou nesta segunda-feira (24/04) um aplicativo chamado Escola Segura. O app é concedido a equipes escolares e faz com que os mesmos consigam registrar um alerta de operações policiais e até mesmo ameaças de ataques na unidade. 

“O aplicativo Escola Segura vem com o objetivo de apoiar nossas unidades escolares e dar celeridade na tomada de decisão, promovendo a paz nas nossas escolas”, afirmou o secretário de Educação, Renan Ferreirinha, durante o evento de lançamento do aplicativo na Escola de Formação de Professores Paulo Freire, no Centro.

WhatsApp Image 2023 04 24 at 20.16.29 Rio terá aplicativo para registrar alerta de ameaças a escolas
Foto: Guilherme Oliveira (Prefeitura do Rio)

A criação do aplicativo tem o objetivo de facilitar a comunicação entre as escolas e as autoridades policiais. Os dados que são informados pelos gestores no aplicativo geram um alerta em dez segundos, em caso de emergência, para que seja feita a abordagem correta. Dentro do app, é possível dizer qual tipo de violência que a escola está sendo vítima, operações como: furto, vandalismo, brigas entre estudantes, acidentes, chuvas, ataques com armas brancas, armas de fogo e até mesmo ameaça de bombas. 

“Essa é uma iniciativa muito boa. Podemos acionar vários órgãos diferentes, que vão saber naquele momento o que está acontecendo. Gostaria de lembrar que o aplicativo não substitui o 190, mas é uma ação muito importante para a segurança dos nossos alunos. Nos sentimos mais seguros com o lançamento desse aplicativo”, disse Thiago da Silva Bello, diretor da Escola Municipal Holanda, no Jardim Carioca, na Ilha do Governador.

Advertisement

A Secretaria de Educação fará dessa semana um período de adaptação, treinamento e também de cadastro das redes escolares. O intuito de acompanhar e monitorar as instituições por meio desse aplicativo, faz com que a escola volte a ser um ambiente de acolhimento, educação e respeito. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio terá aplicativo para registrar alerta de ameaças a escolas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui