Rio terá câmeras de reconhecimento facial na orla e em vias expressas até junho   

Uso da tecnologia de segurança pública ajudou a capturar um criminoso durante ano novo em Copacabana.  Equipamento também será implementado no Carnaval deste ano

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Praia de Ipanema - Foto Daniel Martins

A tecnologia de reconhecimento facial e de leitura de placas de automóveis através de câmeras será implementada na orla e vias expressas do Rio, como a Linha Vermelha e a Avenida Brasil, até o fim de junho. A promessa foi feita pelo Secretário de Estado da Polícia Militar, Coronel Luiz Henrique durante a apresentação do balanço de segurança do Réveillon de Copacabana.

Com um investimento de R$ 18 milhões, vamos instalar câmeras em toda a orla marítima e depois nas vias expressas, começando pela Linha Vermelha e Amarela. A previsão é de que, até o fim do primeiro semestre deste ano, todos os pontos determinados estejam com as câmeras”, disse o secretário.

A avaliação das autoridades é de que o esquema de segurança funcionou e deve ser implantado no Carnaval.

As câmeras com zoom de 25 metros conseguem identificar mais de 60 rostos por segundo. As imagens vão diretamente para o Centro Integrado de Comando e Controle, no Centro, onde funciona o programa de reconhecimento facial. As imagens não só vão para lá, mas também para os laptops dos policiais em pontos de revista e nos batalhões locais.

Advertisement

Leia também

Progressistas dividido entre Bolsonarismo, Eduardo Paes e Marcelo Queiroz – Bastidores do Rio

Custas judiciais aumentaram 45% no estado do Rio de Janeiro nos últimos dois anos

Essas câmeras funcionam cruzando as imagens capturadas com um banco de dados de 100 mil fotos, que contém informações sobre 28 mil pessoas procuradas pela Justiça.

A tecnologia foi usada pela primeira vez no Réveillon de Copacabana e já identificou um homem foragido da Justiça. Um outro homem que já havia sido detido outras vezes também foi preso.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio terá câmeras de reconhecimento facial na orla e em vias expressas até junho   

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui