Neste domingo (01/10), os eleitores dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros e do Distrito Federal vão às urnas para escolher os novos conselheiros tutelares do país. Os conselhos tutelares são órgãos permanentes, autônomos e zelam pelo direito das crianças e dos adolescentes. No Rio de Janeiro, qualquer eleitor poderá votar na área do seu domicílio, no ponto definido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) que pode ser consultado neste link. A votação acontece entre 8h e 17h.
Segundo dados da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Brasil conta atualmente com 6.100 conselhos tutelares espalhados por 5.570 municípios e entidades administrativas. Cada conselho possui 5 membros titulares.
Nos municípios com mais de 150 mil eleitores haverá a utilização de urnas eletrônicas. No caso do Rio de Janeiro, as urnas serão utilizadas nos seguintes municípios: Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, São João de Meriti, Campos dos Goytacazes, Belford Roxo, Petrópolis, Volta Redonda, Magé, Macaé, Itaboraí, Nova Friburgo, Maricá e Cabo Frio.
Qualquer eleitor pode participar do pleito, de forma facultativa, votando nos candidatos de seu município. É necessário apenas apresentar documento de identidade com foto e título eleitoral.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, incentivou nas redes sociais que o cariocas votem: “Preparem o título de eleitor e acessem ELEICAOCTCA.pcrj.rio para consultar seu local de votação e escolher os novos conselheiros e conselheiras tutelares de nossa cidade. Proteger e garantir os direitos das nossas crianças é um dever de todos nós! Participe!”, publicou.