Rio teve aumento de 66% de chuva em fevereiro

Durante o mês de fevereiro, houve o registro de 200 mm de chuva na cidade do Rio de Janeiro. A média de acumulado do mês é de 120 mm

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Chuva provoca bolsões de água na Grajaú/Jacarepaguá (Foto: COR Rio)

Durante o mês de fevereiro, houve o registro de 200 mm de chuva na cidade do Rio de Janeiro. Isso corresponde a um aumento de 66% de chuva em relação a média do acumulado de chuvas para o mês, que é de 120 mm. Os dados são do Sistema Alerta Rio, órgão de meteorologia da Prefeitura do Rio, e foram divulgados pelo jornal “O Globo”.

O meteorologista do Alerta Rio, Anselmo Pontes, explicou ao “O Globo” que o motivo do número acima da média é a atuação dos sistemas típicos de verão (áreas de instabilidades, passagens de frentes frias e formação de sistemas de baixa pressão no litoral do estado do Rio de Janeiro), associadas ao calor e a alta disponibilidade de umidade – típica desse período, que intensificam as pancadas de chuva.

Nesta terça-feira (21/02), o Rio entrou em estágio de atenção devido à chuva. Em uma escala de 1 a 5, o estágio de atenção é o terceiro nível e representa que uma ou mais ocorrências já impactam a cidade, interferindo na rotina de parte da população.

O Alerta Rio foi criado em 25 de setembro de 1996 e, desde então, emite boletins de alertas aos órgãos da Prefeitura do Rio envolvidos na mitigação dos danos causados por fortes chuvas.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio teve aumento de 66% de chuva em fevereiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui