Policiais do RJ ganharão bonificação por fuzis apreendidos

Prêmio faz parte do Sistema Integrado de Metas e pretende estimular um trabalho mais qualificado das forças de segurança

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de fuzil apreendido em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense - Foto: Divulgação

O Governo do Estado do Rio de Janeiro pretende pagar uma bonificação a policiais por apreensão de fuzis. A proposta consta de uma atualização dos indicadores estratégicos do Sistema Integrado de Metas (SIM), que serve de base para calcular adicionais nos salários.

Um decreto do governador Cláudio Castro (PL), publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, (23/03), cria um grupo de trabalho para estudar mudanças no SIM. Outras propostas para prêmios são para policiais militares que atenderem chamadas de emergência com mais rapidez e para policiais civis que concluírem inquéritos que identificarem o autor do crime.

“O Sistema de Metas é uma política pública muito boa, que estimula o trabalho qualificado e integrado das forças de segurança. Vamos manter os indicadores estratégicos que já existem e atualizar o sistema com novas propostas, como é o caso da bonificação pela apreensão de fuzis. O uso dessa arma de guerra é, infelizmente, uma peculiaridade do crime no Rio de Janeiro”, disse o governador.

De janeiro a 20 de março de 2023, a Polícia Militar apreendeu 144 fuzis no Rio, enquanto a Polícia Civil, nos dois primeiros meses, apreendeu nove.

Advertisement

O colegiado também vai discutir a inclusão de bombeirosagentes penitenciários e agentes do Degase nas categorias de premiação do SIM, bem como as metas e indicadores relacionados às suas atividades.

2019

O Sistema Integrado de Metas foi criado em 2019. Os indicadores estratégicos para o pagamento da bonificação, que serão mantidos, são as reduções dos seguintes crimes: letalidade violenta (homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do estado), roubo de veículos, roubo de cargas e roubo de rua (roubo a transeunte, roubo em coletivo e roubo de aparelho celular).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Policiais do RJ ganharão bonificação por fuzis apreendidos
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. O que o Gov do E. do RJ deveria antes de tomar qualquer medida na area da Seg. Pública, deve primeiro fazer voltar a Secret de Seg. Pública, a cujo secretario estariam subordinadas, a PC e a PM. Em seguida, seguida, passar um pente fino nos efetivos das duas corporações,, para eliminar dos seus quadros, bandios, q travestidos de policiais as integram

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui