Rio2C 2023 debate como uma nação projeta sua imagem para o resto do mundo em megaevento com nomes de peso da indústria

Margareth Menezes, Gilberto Gil, Kondzilla, Dilsinho e Ludmilla são alguns dos palestrantes confirmados no evento, que deve receber mais de 40 mil pessoas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Rio2C

Após a retomada dos eventos por todo o país, o Rio2C 2023 trará um panorama dos temas mais relevantes à indústria criativa, com alguns dos principais nomes de seus respectivos mercados. O maior encontro de criatividade da América Latina ocupa o complexo da Cidade das Artes, de 11 a 16 de abril, com painéis, workshops, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses, ativações e experiências imersivas para um público estimado em mais de 40 mil pessoas. O conceito de soft power – que se traduz, de maneira resumida, na forma como uma nação projeta culturalmente a sua imagem para o resto do mundo – é o tema norteador desta edição.

O evento se divide em quatro eixos ao longo dos seis dias. Os Summits, que acontecem no dia 11 de abril, marcam o dia de abertura do Rio2C e abordam recortes específicos de programação como: marcas e conteúdo, creator economy, inovação no mundo dos esportes, e criptoativos e ativos verdes. A Conferência se concentra nos dias 12, 13 e 14 e aborda em seus painéis temas como audiovisual, música, games, tecnologia, ciência, mídias, marcas, sustentabilidade, arquitetura, urbanismo, moda, artes e futuro do trabalho, entre outros. Paralelamente à programação de palestras, aseção de Mercado traz oportunidades como pitchings e rodadas de negócios para criadores, executivos, investidores e startups ao estabelecer a ponte entre profissionais de diferentes setores da indústria criativa, incluindo audiovisual, música, editorial e games. A Festivalia realiza no fim de semana uma série de atividades, além de palestras, oficinas e masterclasses com grandes nomes da indústria criativa.

A cada edição adotamos um tema que direciona os trabalhos. Em 2023, o soft power será a nossa bússola. Trata-se de um artifício de construção de uma ideia a longo prazo, de forma subliminar. Vivemos na era da influência e o Brasil é um celeiro infinito de ativos para o uso dessa estratégia. A floresta amazônica, por exemplo, é um símbolo com enorme potencial para a construção da imagem do país, assim como a cultura e a diversidade do nosso povo. Os Estados Unidos foram provavelmente os primeiros a descobrir que através de Hollywood poderiam influenciar o mundo. Hoje vemos China, Coréia do Sul e a própria Ucrânia usando o soft power para controlar narrativas e construir suas imagens globalmente”, afirma Rafael Lazarini, idealizador, fundador e CEO do Rio2C.

O audiovisual movimenta diferentes palcos durante os três dias de conferência com expoentes do cenário nacional e internacional. Assuntos como a regulação do VOD, o boom das adaptações literárias, a indústria criativa como potencializador do soft power, o futuro do cinema e os caminhos das coproduções também estão entre os destaques dos painéis voltados ao setor.

Advertisement

Leia também

Estrangeiros LGBTQIA+ estão comprando todos novos imóveis de Ipanema – Bastidores do Rio

TransBrasil inicia operações neste sábado, da Penha ao Terminal Gentileza

Os bastidores da música continuam trazendo inúmeras discussões relevantes para o evento, que vai receber nomes de peso como Lyor Cohen, head global de música do Google e Youtube, Molly Neuman, CMO da Downtown Music, Alex Menck, head das Américas da BigSync, Diederik van Middelkoop, CCO da Amp Amsterdam, Jorge Mejia, presidente e CEO da América Latina da Sony Music Publishing e compositor indicado ao Grammy Latino, Kondzilla, cujo canal no Youtube soma mais de 66 milhões de inscritos e 37 bilhões de visualizações, além dos artistas Dilsinho e Ludmilla.

O universo dos games ganhou nesta edição o Games+, palco dedicado exclusivamente ao tema durante os dias da Conferência, além da presença na Festivalia, como já aconteceu na edição anterior. Os encontros contarão com alguns dos maiores nomes da área.

Antes abordados de forma mais pontual, a moda, arte, design, arquitetura e urbanismo ganham um tratamento mais abrangente no Arts&Crafts, novo palco dedicado exclusivamente a discussões conceituais e mercadológicas sobre as inovações nos segmentos, embora as áreas também estejam na pauta de outros espaços da programação. Os principais rumos, cases e transformações na publicidade, no marketing e no entretenimento, entre outros, também voltam a ser contemplados no Rio2C, como ocorre desde a primeira edição.

O advento de softwares de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, também vai ser discutido. Clarissa Astigarra, diretora de criação da ID\TBWA; Domenico Massaretto, fundador da Rain Creative A.I., e Wanessa Singh, head de mídia, dados e plataformas da Wunderman Thompson Brasil, conversam sobre o assunto com moderação de Isabella Lessa, editora do Meio & Mensagem.

Em parceria com a NWB e o Grupo SBF, o Rio2C lança o Sports Innovation, primeiro summit de esportes do festival. Serão três salas exclusivas com 18 painéis e mais de 70 palestrantes convidados. Um line up completo de temas que envolvem discussões sobre o universo do setor – desde o ponto de vista mercadológico, passando pelo desempenho de atletas, até os benefícios para a saúde.

O evento vai inaugurar ainda três summits inéditos. Fruto de parcerias com as empresas Play9, NWB/SBF e a revista Forbes, respectivamente, os fóruns tratarão de inovação nos segmentos de cultura digital, de esportes e mercado de capitais, este último com foco em criptoativos e ativos verdes. Realizados no dia de abertura do Rio2C (11/04), eles se juntam ao já tradicional summit de marcas e conteúdo do Meio & Mensagem, uma colaboração iniciada em 2018.

Para conferir a programação completa ou comprar os ingressos para marcar presença no evento, basta acessar o site do evento.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio2C 2023 debate como uma nação projeta sua imagem para o resto do mundo em megaevento com nomes de peso da indústria

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Rio2C 2023 debate como uma nação projeta sua imagem para o resto do mundo em megaevento com nomes de peso da indústria
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui