RIOgaleão realiza simulação de acidente aéreo para treinamento

O objetivo do exercício é manter o aeroporto preparado para responder às situações de emergência, além de integrar órgãos públicos e comunidade aeroportuária

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação


Na próxima segunda-feira, (10/10), das 14h às 17h, o Aeroporto RIOgaleão irá simular um cenário de acidente aeronáutico com avião comercial e socorro às vítimas. O objetivo do Exercício Simulado de Emergência Completo (ESEA) é manter o aeroporto preparado para responder às situações de emergência, além de integrar órgãos públicos e comunidade aeroportuária. O aeroporto seguirá operando normalmente durante o treinamento, sem impactos na malha de voos.

O exercício simula a aproximação de uma aeronave no Aeroporto Internacional Tom Jobim, com relatos de falhas e consequente pouso forçado com vítimas fatais e sobreviventes que irão requerer atendimento médico. Além de colocar em prática o Plano de Emergência, o treinamento, que atende ao regulamento Brasileiro da Aviação Civil RBAC-153, contará com o apoio das áreas de emergência, Safety, segurança, operações, crise, sustentabilidade, manutenção, segurança do trabalho, terminal de passageiros, comunicação, Saúde Ocupacional, companhia aérea, entre outras.

O exercício também contará com o apoio do Centro de Operações Rio (COR), que reunirá os órgãos municipais envolvidos no simulado. Profissionais altamente capacitados em operações complexas de mobilidade urbana vão avaliar as condições de tráfego nas vias do entorno, darão suporte às equipes, apontarão soluções rápidas em casos de emergência e criarão um protocolo para acidentes aéreos para a cidade do Rio de Janeiro. Estarão presentes órgãos como CET-Rio, Secretaria Municipal de Saúde, Guarda Municipal, Defesa Civil, Comlurb e Subprefeitura das Ilhas do Governador, Fundão e Paquetá, entre outros órgãos.

A proposta do RIOgaleão é reforçar sua agilidade e trabalho em equipe, priorizando o salvamento de vidas, a preservação da fauna e da flora local, além da mitigação de danos materiais. Segundo o diretor de operações do RIOgaleão, Dimas Salvia, o simulado acontece a cada três anos e é uma oportunidade de aperfeiçoar processos para uma atuação mais segura e eficaz.

Advertisement

“Nosso objetivo principal é colocar em prática o plano de emergência e outros procedimentos operacionais importantes, a fim de treinar as equipes do aeroporto e aperfeiçoar o atendimento perante emergências aeroportuárias. É por isso também que trabalhamos juntos, em sinergia com todos os órgãos públicos envolvidos. Buscamos com este treinamento uma troca de experiências que aumentam a integração entre o poder público e o privado, além do nivelamento do conhecimento de comando e controle”, afirma Dimas Salvia, diretor de Operações do RIOgaleão.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RIOgaleão realiza simulação de acidente aéreo para treinamento
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui