“Rios da Palavra” marca início das ações do Rio como Capital Mundial do Livro

Evento em Lisboa marca o início da celebração do Rio como Capital Mundial do Livro, com entrega simbólica de Caixa Literária e presença de autoridades dos países lusófonos.

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove no dia 8 de abril, na Academia das Ciências de Lisboa, em Portugal, o evento “Rios da Palavra”, que marca o início das celebrações do título de Capital Mundial do Livro, concedido ao Rio pela UNESCO. A ação é realizada em parceria com a Academia Brasileira de Letras (ABL) e contará com a presença do secretário municipal de Cultura, Lucas Padilha, do presidente da ABL, Merval Pereira, e do presidente da Academia das Ciências de Lisboa, José Francisco Rodrigues, além de representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

PUBLICIDADE

Um dos pontos altos da cerimônia será a apresentação da Caixa Literária, que reúne obras clássicas e contemporâneas escolhidas por sete países lusófonos: Portugal, Timor-Leste, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e Moçambique. A caixa será levada ao Rio de Janeiro, onde será recebida pelo prefeito Eduardo Paes, no Real Gabinete Português de Leitura, durante a cerimônia de lançamento da marca oficial do Rio Capital Mundial do Livro.

A proposta é incorporar a Caixa Literária ao calendário oficial das Capitais Mundiais do Livro da UNESCO, com o Rio atuando como centro difusor da produção literária em língua portuguesa. Ao longo do ano, o acervo será enriquecido com obras brasileiras selecionadas por meio de concursos, festivais e prêmios.

“O título, inédito para uma cidade de língua portuguesa, reconhece os esforços do município em políticas públicas voltadas à leitura e à formação de leitores”, declarou a Secretaria de Cultura. Desde agosto de 2024, a Prefeitura do Rio já investiu R$ 5,1 milhões em editais para feiras literárias, capacitação de escritores e promoção de autores cariocas.

A Caixa Literária será oficialmente entregue no dia 11 de abril, no Real Gabinete Português de Leitura, em cerimônia que também revelará a identidade visual do programa, criada por um designer carioca vencedor de concurso promovido pela ABL com apoio da Prefeitura. A solenidade contará com autoridades, membros da Academia e representantes do setor cultural, além da exibição de um vídeo com registros do evento em Lisboa.

Já a abertura oficial do Rio Capital Mundial do Livro acontecerá em 23 de abril, no Teatro Carlos Gomes, com um espetáculo que homenageará grandes nomes da literatura brasileira. A noite contará com performances artísticas, destaques da Caixa Literária e presença de representantes da UNESCO e de personalidades da cultura nacional.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp “Rios da Palavra” marca início das ações do Rio como Capital Mundial do Livroddr newsletter “Rios da Palavra” marca início das ações do Rio como Capital Mundial do Livro
lapa dos mercadores 2024 “Rios da Palavra” marca início das ações do Rio como Capital Mundial do Livro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui