O Rio Innovation Week acontece entre os dias 3 e 6 de outubro no Pier Mauá, no Rio de Janeiro, e uma das novidades desta edição é a presença do palco Back2Black Festival. A programação deste palco tem como objetivo honrar as raízes da humanidade, reunindo uma diversidade de áreas artísticas e temas que falam da África, de racismo, sociedade, comunidade, música, arte, literatura, amor, inovação e visões de futuro.
“Back2Black é a materialização de um movimento criativo e atual que visita o passado para pensar um futuro menos desigual e mais inovador . O continente que foi o berço da humanidade, volta a dominar nosso futuro” afirma Connie Lopes, idealizador do Back2Black.
O encerramento de cada dia é com um talk-show musical: Chico Brown, dia 03/10; Robert Hébert, dia 04/10; Oku Piluka Sound System, em 05/10; e Mulheres Pretas DJs, fechando o último dia.
Programação Back2Black no Rio Innovation Week
Dia 3 de Outubro
11h às 12h – COMUNIDADE E INOVAÇÃO com Claudio Miranda e Fábio Miranda, do Instituto Favela da Paz de Jardim Ângela – São Paulo – Dois irmãos absolutamente fantásticos que usaram a música e a invenção de novas tecnologias de energias renováveis para criar um Instituto que propaga a cultura de Paz através de processos de conscientização ambiental e cultural
15h às 16h – RACISMO com Carla Akotirene (pesquisadora, autora e colunista no tema feminismo negro no Brasil, Baharela em Serviço Social, Mestra e Doutora em Estudos Interdisciplinares de Gênero, Mulheres e Feminismo pela Universidade Federal da Bahia) e Katiuscia Ribeiro (filósofa brasileira, especializada em filosofia africana). Seu trabalho aborda o kemetismo, uma área do conhecimento que busca resgatar o pensamento e a religião do Antigo Egito, e o mulherismo africano, que busca restabelecer a emancipação da população negra).
Pauta: Racismo estrutural ou institucional? e vários temas ligados à mulher africana e afro-brasileira, religiões , costumes e educação.
17h30 às 19h – TALK SHOW MUSICAL “A música e a poesia” com Chico Brown (cantor, compositor e multi-instrumentista, filho de Carlinhos Brown e neto de Chico Buarque) improvisa melodias ao mesmo tempo que o escritor e poeta angolano Ondjaki improvisa poesia que vai para o telão.
Ondjaki antes fala um pouco de sua poética improvisada e Chico interpreta algumas de suas composições, passando por composições de seu avô e pai.
Dia 4 de Outubro
12h00 às 13h00 – Inovação na gestão cultural – A potência das periferias com Aline Torres (Secretária de Cultura da Cidade de São Paulo) e Pâmela Carvalho (Educadora, Ativista e Coordenadora da Rede da Maré. Mediação Connie Lopes – criadora e diretora do Back2Black Festival.
Pauta : Discutir novas formas de articular e mobilizar a cultura visando um alcance mais plural e inclusivo
14h às 15h – A ARTE FEMINISTA, PRETA E SOCIAL com Panmela Castro (Artista visual, ativista, grafiteira, performer e educadora. Utiliza o graffiti como aliado em sua produção e ativismo em defesa dos direitos da mulher e da igualdade de gênero, retratando em murais rostos de personagens femininos duplicados, conectados e envoltos por elementos simbólicos. Reconhecida internacionalmente, seu trabalho, além da pintura e do graffiti, inclui performances, fotografia, vídeo, esculturas e instalações participativas) e Carolina Laureano curadora independente desde 2017. Em suas pesquisas, interessa discutir formas poéticas de habitar o mundo, a partir de uma perspectiva de gênero, étnico-racial e identitária, interseccionando esses temas com uma agenda decolonial ecológica, a fim de impulsionar ações para a construção de um futuro sustentável, recriando novas formas de sociabilidade e reconfigurando as relações de poder.
16h às 17h – ENTENDER O BRASIL – Martinho da Vila – Mediação: Tiago Rogero
Escritor, Compositor e Cantor. Vencedor de inúmeros prêmios, como Sharp, Shell e Grammy Latino, foi Embaixador Cultural de Angola e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. É membro da Divine Académie Françoise des Arts, Letres e Culture e já recebeu o Prémio Lusofonia em Portugal, como um dos mais notáveis embaixadores da música em língua portuguesa.
Pauta: Sociedade, Cultura e Ancestralidade são temas que norteiam a conversa com Martinho da Vila, que reflete sobre a formação e futuro da nação brasileira.
17h30h às 19H – TALK SHOW com OKUPILUKA SOUND SYSTEM (uma banda constituída por africanos residentes no RJ que explora sonoridades africanas misturando música acústica e eletrônica em sets non-stop music. A banda tem na sua formação base o DJ/produtor Joss Dee, o saxofonista Andy Drummond e a cantora e guitarrista Cecília Marcos. Afrobeats, amapiano, afro house, kuduro, kizomba são os estilos mais explorados em suas versões originais ou remixadas.
Antes da apresentação musical farão um painel que começa com uma conversa sobre audiovisual, com Filó (videomaker), música com Cecilia Marcos (cantora) e comunicação com Yuran Tinta (influencer).
Dia 5 de Outubro
11h às 12h – Ancestralidade como caminho para um futuro sustentável e equânime com Jonathan Raimundo (Professor de História e Filosofia, historiador e produtor cultural. Morador de Realengo, idealizou o “Wakanda In Madureira” (@wakandainmadureira), projeto voltado para a cultura negra em Madureira, um dos bairros mais negros da cidade do Rio de Janeiro).
14h às 15h – A NARRATIVA, A POESIA, O COTIDIANO e O FUTURO com Rodrigo França (diretor de cinema e teatro, ator, dramaturgo, filósofo, professor, articulador cultural, produtor, escritor, artista plástico e empresário brasileiro. É ativista pelos direitos civis, sociais e políticos da população negra no Brasil) e Renato Nogueira (filósofo, escritor, professor e possui formação familiar griot)
16h às 17h – COMO A LITERATURA PODE NOS PREPARAR PARA O FUTURO – com José Eduardo Agualusa (um dos mais importantes escritores de língua portuguesa da atualidade. É autor de romances, contos, novelas, livros infantis e peças de teatro. seus livros já foram traduzidos por mais de 25 idiomas e recebeu inúmeros prémios destando-se o The Independent e Dublin Literary. Agualusa acredita que os livros são um território de pensamento e a literatura é um exercício permanente de colocar-se na pele do outro) e Marcial Gala (premiado autor cubano, que escreveu um dos melhores e mais criativos romances da atualidade ME CHAMA DE CASSANDRA, publicado no Brasil pela Editora Globo).
Os dois escritores, mediados pelo jornalista, pesquisador e escritor Vagner Fernandes, irão debater o tema, como alguns livros parecem adivinhar o futuro e qual será o destino da literatura neste tempo em que vivemos de IA e vigilancia sobre as palavras.
17h30h às 19H – TALK SHOW – BOSSA NOVA, CHICAGO NIGHTS – ROBERT HÉBERT (BOSSA NOVA NOITES) – Produtor musical de Chicago investe na música brasileira há vários anos e falará sobre essa mistura de ritmos.
Trará uma banda que será comandada pela cantora brasileira Monique Ellen, numa apresentação que será pura magia – a sinergia do Samba Soul brasileiro, Chicago Soul e música pop internacional. A questão será apresentada de forma intercultural, com reverência, contexto e virtuosismo.
Dia 6 de Outubro
11h às 12h – MOVIMENTO BLACK MONEY com Alan Soares – CSO (Chief Sales Officer) e um dos fundadores do Movimento Black Money, juntamente com NINA SILVA, foi reconhecido pela ONU em 2020 como um dos afrodescendentes mais influentes do mundo, reconhecido pela África Lusofonia como um dos 100 integrantes da Powerlist em 2021, finalista do prêmio Empreendedor Social da Folha de SP. Alan é mentor e educador financeiro.
Irá palestrar sobre a HUB , como foi criada, as metas atingidas e as metas ainda a serem atingidas.
14h às 15h – UM OLHAR SOBRE O FUTURO NUMA PERSPECTIVA PRETA E DE GÊNERO com Erika Hilton (transexual, ativista e deputada federal mais votada do Estado de São Paulo) e Raquel Virgina (Cantora, compositora, empresária e professora. indicada duas vezes ao Grammy Latino, é a primeira mulher trans a realizar esse feito. Raquel há anos contribui para a oxigenação e inovação da cultura brasileira. Nascida e criada na periferia de São Paulo, a tônica de sua vida é romper barreiras. Como empresária, em 2021, fundou a Nhaí!, uma agência de ideias que cotidianamente propõe ao ecossistema do mercado publicitário e de entretenimento um vínculo mais qualitativo e legítimo com a diversidade.)
16h às 17h – WAKANDA, A CIDADE DO FUTURO NO SENEGAL por AKON. (A confirmar)
18h – 19h30 – TALK SHOW com MULHERES PRETAS DJs
DJ TAMY e DJ AFROLAI serão entrevistadas pela comunicadora HANANZA. Melhores Djs pretas do Rio de Janeiro vão conversar sobre o movimento e a cena nos festivais, festas e baladas – avanços de desafios. A conversa será seguida por uma batalha nas pickup
Sobre Rio Innovation Week – Outubro 2023
Mais completo evento de Inovação e Tecnologia da América Latina, o Rio Innovation Week – RIW 2023 terá 30 conferências simultâneas, com a presença de cerca 1.500 palestrantes, a participação de mais de 200 empresas, instituições de pesquisa e experiências, espaço total de 60.000 metros quadrados e a expectativa de público superior a 130 mil pessoas.
Os ingressos para o Rio Innovation Week – Píer Mauá 2023 já estão à venda, pela plataforma Sympla.
O Rio Innovation conta com a parceria estratégica do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação, Ministério da Cultura, Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (SETUR) e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.