O Secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, representou o Governo do Estado do Rio de Janeiro neste domingo (7/11) na cerimônia de adesão do Estado do Rio de Janeiro à campanha da ONU (Organização das Nações Unidas) para reduzir emissões de poluentes e mitigar efeitos das mudanças climáticas, na Cop26 em Glasgow, Escócia.
O documento assinado marca a volta do estado como membro da coalizão climática Under2 e adesão às campanhas Race to Zero e Race to Resilience, que buscam o engajamento de governos, empresas, investidores, acadêmicos e lideranças da sociedade civil para zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050.
– Essa assinatura marca o compromisso do Rio de Janeiro com a medidas de adaptação climática e para a transição rumo a uma economia mais sustentável – destaca Pampolha.
Com a adesão ao programa da ONU, o Rio de Janeiro vai fixar novas metas e estratégias de adaptação a mudanças climáticas, restauração florestal e proteção à população vulnerável, que é a que mais sofre com o impacto de eventos climáticos extremos.
Durante a Assembleia Geral da coalizão, o Secretário também apresentou ações e projetos da paz ambiental que estão em execução no estado e buscam atingir a ambição climática proposta pelo Rio de Janeiro na Conferência, que é o aumento da cobertura florestal da Mata Atlântica em 10% até 2050.
Primeiro as primeiras coisas: nosso povo vive em favelas. Essas paradas de ONU não são prioridade de país pobre! Coisa de elite cheia de culpas.