RJ aparece entre os piores lugares do mundo em infectados e mortos por Coronavírus

Se fosse um país, o RJ ficaria em segundo lugar no número de mortes por milhão de habitantes, atrás apenas da micronação San Marino, país com população de 34.232 habitantes e que só teve 42 mortes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fabiano Rocha

Com o aumento no número de casos confirmados e óbitos registrados nos últimos dias, o Estado do Rio parece estar longe de conter a proliferação do Coronavírus. Segundo um levantamento feito pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, o RJ está no mesmo patamar de países que foram duramente castigados pela doença. Até esta quarta-feira (26/08) o estado contabilizava 15.560 óbitos e 214.003 infectados.

A elevação recente, observada no número de casos no RJ, em parte atribuída ao atraso no registro por conta da nova metodologia implementada, que compreende mais tipos de exames, escancarou como o estado é um dos piores lugares do mundo quando para a Covid-19.

Se fosse um país, o RJ ficaria em segundo lugar no número de mortes por milhão de habitantes, atrás apenas da micronação San Marino, país com população de 34.232 habitantes e que só teve 42 mortes. Em números gerais, ocuparia a 13ª posição no ranking global de mortes pelo novo coronavírus, de acordo com dados compilados pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Compara-se a regiões onde a pandemia foi mais trágica, como a Lombardia, na Itália, e Nova Jersey, nos Estados Unidos. Já em número de casos, o estado ocuparia o 21º lugar no ranking mundial. Aqui já foi confirmada a infecção de 214.003 pessoas, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria estadual de Saúde.

Num levantamento feito pelo grupo de estudos Covid-19 Analytics, formado por professores da PUC-Rio e da Fundação Getulio Vargas (FGV), que leva em conta o número de óbitos por milhão de habitantes, o Rio ocupa o segundo lugar num ranking apenas de países. Em primeiro lugar, está San Marino.

Com uma população de 17,2 milhões de habitantes, ao superar os 15 mil óbitos, o Estado do Rio se equipara a outras regiões muito abaladas pela pandemia, como a Lombardia, na Itália. Epicentro da Covid-19 no país, a Lombardia tem 10 milhões de habitantes e registrou 16.857 mortes.

Nova Jersey, nos EUA,  com 8,8 milhões de habitantes, registrou 15.953 mortes.  Em Nova York, onde a doença foi avassaladora, o coronavírus já matou 32.891.






Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ aparece entre os piores lugares do mundo em infectados e mortos por Coronavírus

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui