O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou, nesta quarta-feira (23), um programa com medidas de proteção aos idosos, que contará com o Disque Idoso e a Patrulha da Pessoa Idosa 60+.
“Temos uma equipe totalmente preparada e formada por profissionais de diversas áreas, que vão realizar esse atendimento qualificado ao público 60+”, informou Lícia Mattesco, Superintendente da Pessoa idosa da Secretaria de Juventude e Envelhecimento Saudável.
Os idosos terão atendimento telefônico pelo número 165 e também por meio de um aplicativo.O serviço de atendimento pelo aplicativo via chat será integrado com a central 190 da Polícia Militar, explicou Mattesco.
Outra medida de segurança serão as patrulhas da Polícia Militar que atuarão nos bairros de Copacabana, Leme e em Niterói, no Jardim Icaraí, locais de maior concentração de idosos.
A iniciativa da Secretaria de Juventude e Envelhecimento Saudável e da Secretaria de Polícia Militar também vai acompanhar medidas protetivas aos idosos.
“O serviço vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, com policiais capacitados para atendimento da pessoa idosa, principalmente o idoso que está em situação de vulnerabilidade. Eles farão acompanhamento de medidas protetivas de urgência, que são deferidas pelo poder judiciário”, informou Major Maicon Pereira, porta-voz da PM.
A PM já acompanha 90 medidas protetivas que foram deferidas pela justiça. Além dos números 165, os idosos podem acionar a patrulha do idoso pelo contato (21)99182-2072.
É, vamos ver se nesse Disque-Idoso alguém atende. Porquê no 190, tá ocorrendo um grande jogo de empurra. Qdo se liga, pedindo uma viatura, mandam ligar pr a Guarda Municipal. O típico não é comigo. E sempre que podem empurram o serviço para outrem. Fazendo com que q impunidade, como sempre, impere nessa terra de Deus Pai.