RJ é o 5° estado do Brasil com mais denúncias de propaganda eleitoral ilegal

As queixas envolvem compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e propagandas irregulares; o Rio, em um único mês, registrou mais de mil ocorrências a Justiça Eleitoral

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Dados do aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, divulgados na segunda-feira, (19/09), revelam que o Rio de Janeiro foi o quinto estado do Brasil que mais fez denúncias de propaganda eleitoral irregular. Em um único mês, foram 1.125 registros.

As denúncias envolvem compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e propagandas irregulares.

O Sudeste possui o maior número de eleitores do Brasil, é, também, a região líder em denúncias: foram 5.722 reclamações. A região Norte aparece com o menor número de denúncias: 1.188.

Em um mês, desde que a nova versão começou a operar, em 16 de agosto, o Pardal recebeu um total de 16.814 denúncias de propaganda eleitoral irregular. Os eleitores de Pernambuco foram os que mais denunciaram: 2.244 registros. Em seguida, São Paulo (2.200), Minas Gerais (1.837), Rio Grande do Sul (1.555) e Rio de Janeiro (1.125).

Advertisement

As denúncias deram origem a 4.705 (26,19%) processos no sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe) da Justiça Eleitoral. A apuração fica a cargo do Ministério Público Eleitoral.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ é o 5° estado do Brasil com mais denúncias de propaganda eleitoral ilegal
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui